domingo, 27 de novembro de 2016

“Crônicas de Londres” – Eça de Queirós

“Crônicas de Londres” – Eça de Queirós



Resenha Livro - “Crônicas de Londres” – Eça de Queirós – Poeteiro Editor Digital – São Paulo – 2014

Uma primeira lembrança que nos vem à mente quando falamos de Eça de Queirós invariavelmente remete-nos às suas obras realistas. Provavelmente as mais conhecidas são o  trágico-cômico “O Crime do Padre Amaro” (1875) e o “Primo Basílio” (1878). Na verdade, Eça de Queiros foi um dos fundadores do movimento literário realista em Portugal a partir daquilo  que ficou conhecido como “Questão Coimbra” – uma geração de escritores dos anos 1870 como Oliveira Martins, Antero de Quental e Teófilo Braga entram em contenda com o tradicionalismo literário em Portugal em face de arcadismo de Castilho. Ainda que não esteve presente diretamente na contenta, ela expressa por um lado as mesmas cogitações de uma inovação literária: a objetividade em detrimento da subjetividade na forma narrativa; um tendência materialista em oposição ao sentimentalismo; uma forte reação à importante influência do Clero e das Monarquias Absolutistas (no caso do clero, considerado fator de atraso de Portugal, e intensamente ridicularizado do “Crime do Padre Amaro”) e uma preocupação real em modernizar (não revolucionar) o presente, transformar a arcaica e atrasada Portugal em face de países cosmopolitas e avançados em termos de esclarecimento e luzes, como Inglaterra e França. 

Este último ponto parece ser uma chave para compreender esta fase específica e em que se situa as “Crônicas de Londres” (Redigidas em 1877 e 1878): foi composta alguns anos depois do “Crime do Padre Amaro” e no mesmo ano do “Primo Basílio” e se situa na fase realista de Eça de Queirós, dentro do momento em que o que informa sua produção literária, mesmo quando se tratando de crônicas de jornais, é o realismo literário. Isto dá um sabor especial as crônicas. São escritas com humor, com ironia e com a crítica social impiedosa de sua fase realista de escritor.

Apenas alguns esclarecimentos rápidos quanto à trajetória de vida de Eça de Q. de molde e explicar sua chegada à Londres e sua atividade como cronista.

José Maria de Eça de Queirós nasceu em 25 de Novembro de 1845 em Portugal. Seu pai era magistrado, formado em Direito em Coimbra e juiz em diversos tribunais. O jovem Eça seguiu a mesma carreira e ingressou na mesma universidade donde conheceu Antero de Quental. Em 1866, 

Eça forma-se bacharel e exerce a advocacia e o jornalismo. O escritor ingressa na carreira diplomática e em 1873 é nomeado cônsul em Havana Portugal. Para os estudos do livro que temos em mãos importa-nos o período de 1874-1878  quando exerceu carreira diplomática em Newcastle e Bristol. Neste período manteve atividade jornalística publicando esporadicamente no “Diário de Notícias” e “A Atualidades”, periódicos portugueses, sob a rubrica “Cartas da Inglaterra”. Apenas em 1888 seria nomeado cônsul em Paris. Dois anos depois falece o grande escritor que não só esteve no realismo literário – há mais fases em sua obra e basta dizer que obras posteriores como “A Cidade e a Serra” sinalizam uma espécie de recomposição com o gênero humano, havendo de comum com os trabalhos anteriores a quase perfeição do estilo conciso e lírico. (Eça é um autor que revela emoções).

A reunião destes artigos de jornais desde a Inglaterra dar-se-iam postumamente, apenas em 1905. Entre 1877 e 1878 havia a Guerra entre Russos e Turcos, da qual logo discutiremos, mas desde já, uma série de reportagens de um contemporâneo acerca da guerra levanta um enorme curiosidade histórica: qual era a repercussão da opinião pública sobre a guerra considerando as vacilações da classe política em entrar ou não no conflito? Como se processou a guerra a partir dos olhos dos extratos mais elitistas da europa que não deixavam de olhar sem uma certa superioridades para os eslavos e turcos – não deixar de considerar que estamos em 1877-1878, era dos primórdios do Imperialismo, quando  mal se ocultavam percepções acerca da maior e menor civilidade de povos dando suporte ideológico às aventuras coloniais.

E não só a Guerra da Turquia é o ponto político abordado nas crônicas: temos notícias de pelo menos três grandes insurreições operárias, incluindo uma greve em face de companhia de ferrovia que quase se desenvolve numa guerra civil:    

“O Grande Acontecimento da Quinzena é a formidável insurreição que rebentou nos Estados Unidos. As Companhias de Caminhos de Ferro de Baltimore e Ohio reduziram os salários dos empregados de dez por cento e aumentaram duas horas de trabalho por dia. Isto originou uma greve. As companhias recrutaram novo pessoal, mas os grevistas atacaram estes intrusos, espancaram a polícia que os defendia e, finalmente, resistiram à Guarda Nacional. Movimento, então, espalhou-se como fogo em restolho: 10 estados tomaram parte na resistência, a greve estendeu-se a cinquenta mil milhas de caminho de ferro, a população baixa tomou o partido dos grevistas e esteve-se em vésperas  de uma temerosa guerra civil. Houve verdadeiras batalhas entre insurrectos e a tropa, e pode-se fazer uma ideia do desastre sendo que só em Pittsburbgh os prejuízos causados pela insurreição elevam-se a três mil e seiscentos contos.”

Fica visível que naqueles anos que marcam cerca de 30 anos do lançamento do Manifesto Comunista[1], 10 anos após o lançamento do primeiro volume do Capital e com Karl Marx e Engels ainda em atividade, e, mais importante, em face de uma etapa do capitalismo em que não há qualquer proteção social, remota era a Justiça do Trabalho, com redução salarial sem qualquer negociação coletiva e o uso da força policial em caso de qualquer resistência, Eça relata comumente eventos de greves que surpreendem o leitor de hoje pelo nível de radicalidade e até adesão espontânea do povo pobre. Não temos porque duvidar de Eça de Queirós - uma espécie de burguês liberal, frequentemente contrário aos motins. Ele não está carregando nas tintas.

Assim relata-se a greve de 15 mil carvoeiros no Norte da Inglaterra após os patrões imporem a redução de 10% dos salários.

Outra insurreição operária descrita é em Lancashire envolvendo os tecelões. Mais uma vez, importa destacar a radicalidade do movimento.

“Manufaturas incendiadas, casas destruídas, lojas de bebidas saqueadas, patrões perseguidos a tiros, reclamações forçadas de dinheiros e de provisões, não faltou para dar ao distrito Manchester o aspecto atroz de um província em poder idas hordas de Saballs ou de Dorregaray. No entanto não só não se indignam, mas nem sequer se lamentam: limitaram-se a contar secamente os ultrajes cometidos. Das associações operárias não saiu um único protesto contra estas desordens. E não se pode negar que a insurreição tenha uma vaga, uma imponderável simpatia”.

De outro lado, todas as crônicas aparentam ter como pauta principal, com raras exceções, a Guerra da Rússia com a Turquia (1877 – 1878). O sentido mais geral deste conflito diz respeito ao desejo dos russos de obter acesso ao mar mediterrâneo e a captura da península dos Balcãs controladas pelo Império Otomano (Turcos). Formalmente, a declaração russa ia no sentido de que a “Guerra Santa” significava libertar “o irmão eslavo e cristão” (Bulgária, Romênia, Sérvia, Montenegro, etc.) do jugo turco sob a égide do islã.

A Rússia declarou guerra contra o Império Otomano em 24 de Abril de 1877- as crônicas de  Eça de Queirós demonstram uma simpatia geopolítica pela Inglaterra que naquele momento se opunha à Rússia. O Objetivo do Czar é tomar Constantinopla (capital do Império Otomano, hoje Istanbul), uma localização estratégica por fazer a divisa entre a Ásia e a Europa. Os problemas de uma presença militar na Rússia em Constantinopla para a Inglaterra são: coloca em risco a supremacia britânica no mediterrâneo; abala o prestígio colonial na Índia; pode colocar em risco para a Inglaterra o domínio do Canal de Suez. Ao cabo, a Rússia não toma Constantinopla definitivamente.
Ao término da guerra, há o esfacelamento do Império Turco Otomano e a extinção de todos os seus territórios da Europa – a Turquia agora é um país exclusivamente asiático. Ao final os turcos perdem România, Sérvia, Montenegro, Bósnia, Bulgária e Roméria.

Para além do que poderíamos nos referir como história política, que salta aos olhos desde uma fonte preciosa que é a crônica de um jornal de época, temos com estes textos de periodismo referências àquilo que os historiadores chamam de história do cotidiano. A atividade jornalística é o periodismo e as crônicas referem-se não só aos grandes eventos mas ao habitual, às questões que divertem e que envolvem desde a crítica literária e artística até os comentários sardônicos e escândalos da alta sociedade europeia acerca de questões corriqueiras – a não aceitação da rainha em uma meeting em razão da convidada ser uma recém convertida ao catolicismo (num país protestante); uma trapalhada de um príncipe chamado a ser deputado e revelando num discurso que não preparou-se nem para a oratória e que não sabe sequer o que é “administração local”; ou casos extraconjugais que são causas de burburinho, remetendo ao “Primo Basílio”. São fatos que só demonstram interesse aos leitores de hoje por saírem da pena de um escritor realista do calibre de Eça de Queirós que nos seus romances dissecava com humor e ironia aquela mesma sociedade baseada em vícios, cinismo e perversão, ocultado pelas regras triviais dos bons costumes.

“Crônicas de Londres” portanto têm dois grandes valores: um grande valor histórico acerca da histórica política e social (do cotidiano, das lutas operárias, das colônias na Índia, etc.) do séc. XIX;  e um valor artístico  a partir de procedimento com o qual narra suas crônicas de forma  similar aos seus geniais romances realistas.






[1] Ainda que, como se sabe, não exista uma correlação histórica entre as edições do livro “O Manifesto Comunista” e o nível de organização. A Rússia incrivelmente esgotou as edições do livro rapidamente e teve uma organização operário-sindical débil no séc. XIX até pelas próprias condições políticas do país.   Ver “Sobre História”. HOBSBAWM. Erc. Cap. 22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário