quinta-feira, 20 de novembro de 2014

“O Crime do Padre Amaro” – Eça de Queirós


Resenha Livro # 134– “O Crime do Padre Amaro” – Eça De Queirós - Ed. Ática




Antecedentes

Eça de Queirós é provavelmente o mais importante escritor português do séc. XIX. Foi fundador da escola realista/naturalista naquele país justamente a partir do romance “O Crime do Padre Amaro”, obra satírica que faz crítica sobre a conduta do clero, o problema do celibato e a hipocrisia da atrasada sociedade portuguesa.

Ainda dentro da perspectiva realista, voltada à crítica de costumes e à descrição da realidade de forma objetiva, em contraponto ao romantismo, Eça de Queirós escreveria “O Primo Basílio”, história de um triângulo amoroso em que a leitura daqueles romances românticos serviria de motivo para engendrar a traição desde a figura da leitora Luísa e os “Maias”, a última obra propriamente realista do escritor português.

Na verdade, é possível dividir a produção literária de Eça de Queirós em três momentos. Sua primeira fase corresponde ao período de sua juventude quando do início de sua jornada literária desde quando frequentava o tradicional curso de Direito em Coimbrã. Ainda influenciado pelo romantismo, publica versos e um livro de Contos (1902) ainda dentro dos parâmetros do romantismo, marcados pelo subjetivismo em contraponto ao objetivismo, pela concepção da arte pela arte (sem interesses de intervir na sociedade e transformá-la), pelo idealismo ao contrário do realismo.

A segunda fase é o momento realista/naturalista, inaugurado pelo “Crime do Padre Amaro” (1876), com “O Primo Basílio” (1878) e “Os Maias” (1888), correspondente ao período mais conhecido de Eça de Queirós.

Finalmente, temos a terceira fase, da qual “A Ilustre Casa de Ramires” (1900)  e “A Cidade e as Serras” (1901) expressam uma espécie de conciliação de Eça com o gênero humano, uma menor dose de ironia, de pessimismo e um maior humanismo no tratamento com as personagens – o que há de comum entre a 2ª e a 3ª fases é a beleza na forma com que descreve as paisagens e a forma poética que se aguça nos últimos romances, fruto de influências da escola do simbolismo.  

A juventude de Eça – a Descoberta do Realismo

Será todavia em Coimbrã  que Eça de Queirós conhecerá os acadêmicos Antero de Quental e Teófilo Braga. Ambos foram escritores que junto a Eça de Queirós revolucionaram a literatura portuguesa, pondo fim à hegemonia da escola romântica e, através das conferências, introduzindo as ideias do realismo. Teófilo Braga se tornaria posteriormente o primeiro presidente da República Portuguesa. Antero de Quental foi poeta realista e divulgador de ideias socialistas em Portugal.

Vale destacar algumas palavras sobre a vida pessoal de Eça de Queirós.

Diplomado aos 21 anos do curso de direito, Eça parte de Lisboa onde inicia uma carreira como advogado e jornalista, sem muito sucesso. Em 1869 presta concurso para serviço diplomático e é aprovado para nomeação no Egito. Um ano antes, exerce durante um ano na cidade de Leiria uma função de administrador do conselho do Estado. Leiria é uma cidade provinciana cheia de padrecos e beatas e é desde lá que Eça redige o seu “O Crime do Padre Amaro”, o seu romance mais ácido e que mais escandalizou as pessoas de seu tempo. E não poderia ser diferente.

Como dizíamos, desde Coimbrã, Eça teve contato com pensadores que influenciavam os pensadores realistas, desde o positivista Comte, até Taine, Darwin e Renan. Sua tese central desde o romance é a inviabilidade do celibato clerical e os malefícios sociais da hipocrisia religiosa, dos pressupostos bíblicos que vão contra a realidade da matéria, das exigências do meio e da natureza do homem.

O Crime do Padre Amaro

A narrativa refere-se à história de um Padre, o Padre Amaro. Criado por uma madrinha, sempre no meio de mulheres desde pequeno, desenvolve um temperamento lânguido, suscetível até a vida adulta às seduções femininas. Tornar-se-ia padre independente de sua vontade, em decorrência de uma promessa. Quando nomeado pároco para uma cidade provinciana (Leiria), Amaro desenvolve uma forte paixão por Amélia, a mulher mais bela da cidade e daí passa a frequentar a casa da pequena.

O amor é correspondido e aos poucos vai se criando todo o arranjo para encontros libidinosos, sempre sob os pretextos religiosos (ora preparar a menina para ser freira, ora encontros dentro da casa do Ferreiro e de sua filha doente para alfabetizá-la). Ao contrário dos romances românticos em que o amor é um fim sob o qual qualquer meio se justifica, no romance realista, inverte-se a relação – o amor é um pretexto ou um meio hipócrita pelo qual se evidencia a má conduta e personalidade do padre e da mulher que resvalam no trágico-cômico.

O elemento trágico revela-se ao final do romance, com o triste fim de Amélia, que na verdade parece ser a única a sentir culpa daquela relação – culpa perante os olhos de deus, o que é resultado de sua beatice e de sua criação junto à mãe também beata, à madrinha também beata e a sociedade também beata o que em última instância à levará (a beatice) à morte. O elemento cômico reside no Padre que deveria ser o guardião principal da alma da pobre Amélia e se revela desde sempre uma besta egoísta que em dado momento deseja a morte tanto da mulher quanto de sua criança grávida (pelo bem de “deus” – qual seja, de si próprio). Nada beato o Padre Amaro.

O capítulo final do Crime do Padre Amaro como que revela a intencionalidade geral do romance. Uma cena no centro de Lisboa demonstra pessoas observando jornaleiros dizendo as últimas notícias de Paris: tratava-se da repressão à Comuna de 1871, ao levante parisiense em que operários e populares sacudiram aquela cidade, tomaram de assalto os céus, expulsando o clero e os burgueses e auto-governando a capital francesa por 72 dias. Após a repressão da reação, encontram-se na rua o Padre Amaro e o Cônego Dias, a observar as ruas de Lisboa. 

Eça faz de maneira irônica o leitor refletir da seguinte forma: os portugueses com a sua sociedade decadente e sua Igreja pervertida a dominar a sua sociedade sentem-se superiores aos “republicanos” e socialistas franceses, sem observar que atrasados não são os franceses mas...Portugal.


Esta era a linha de raciocínio dos modernizadores conferencistas que queriam imprimir à literatura portuguesa como Eça de Queirós, Antero de Quental e outros. E quando, ao término do romance, o Padre encostava no busto de Camões, ficava apenas na memória do tempo em que Portugal fora de fato uma vanguarda para o mundo - a era das Grandes Navegações e uma sensação de nostalgia pelo passado grandioso do Império Português!

Nenhum comentário:

Postar um comentário