quinta-feira, 12 de setembro de 2013

“V. I. Lênin- Pequena Biografia” – Edições Avante


Resenha Livro # 73 “V. I. Lênin – Pequena Biografia” – Cadernos de Iniciação Ao Marxismo Leninismo - Edições Avante! Nº14



Esta pequena síntese da vida, da produção intelectual e da atividade política de Lênin foi preparado pela “Edições Avante!”. Trata-se de editora ligada ao PCP, Partido Comunista Português.

Por suposto, a análise desta e de qualquer obra referente à vida do dirigente da Revolução Russa de 1917 deve partir de um olhar crítico. Como se sabe, não existe neutralidade quando lidamos com os distintos ramos de conhecimento das ciências humanas. O olhar crítico ou a crítica radical (que vai até a raiz das questões analisadas) encontra nos pressupostos teórico-metodológicos do marxismo o seu melhor ponto de apoio. No caso concreto, uma análise crítica da obra acerca do controvertido e muitas vezes mal compreendido Lênin deve ter como ponto de partida a posição prática das distintas vozes narrativas no âmbito da Luta de Classes.

Assim, como pudemos estudar na análise da obra “Marxismo no Ocidente”, escrita nos anos 1960, durante a fase de maior tensão entre as duas potências (URSS e EUA) na Guerra Fria, aquele livro redigido por distintos expoentes acadêmicos do mundo capitalista só podia partir de grosseiras falsificações, sendo muito fácil observar a intenção permanente de desmoralizar a principal liderança do movimento comunista mundial depois de Marx e Engels. Naquela obra, Lênin é pintado como um homem “maníaco” – um “obsessivo”, um louco, autoritário, grosseiro nos tratos pessoais, indiferente aos conselhos de seus companheiros de partido e, pior, dos operários e camponeses. Já neste trabalho da Edição Avante! é possível encontrar uma versão um pouco mais verossímil da figura de Lênin – afinal, fica muito difícil de acreditar como um “maníaco-obsessivo” granjou o respeito, admiração e carinho de enormes massas proletárias e camponesas, sinalizada, por exemplo, nos momentos em que teve graves problemas de saúde (após tomar 3 tiros com balas envenenadas por uma agente da reação) ou mesmo após sua morte, em 1924, quando todo o país comoveu-se e peregrinações vieram de todo canto a Moscou vê-lo. Aliás, o Mausoléu do Lênin continua até os dias de hoje disponível para visitas gratuitas, na Praça Vermelha. Mesmo após a brutal restauração capitalista daquele país, ainda hoje ainda é possível ver nos metrôs de Moscou e nas ruas de São Petersburgo monumentos e referências a V. I.   E como se diz ainda hoje, “Lênin viveu, Lênin vive, Lênin viverá”.

Infância e juventude

V. I Uliánov (Lênin) nasceu em 1870 numa pequena cidade camponesa às margens do rio Volga. Seu pai, Ilia Nikoláevitch, veio de uma pobre família camponesa, mas com grande esforço conseguiu alcançar e concluir os estudos secundários e superiores e tornou-se professor e educador geral de Simbisrk e outras pequenas cidades, onde abria e ajudava a organizar novos estabelecimentos de ensino, atuando como diretor. A vida no campo correspondeu a uma fase de aprendizagem para Lênin, aprendizado que levaria para o resto da vida. Após a conclusão do curso de Direito, pôde atuar junto aos trabalhadores pobres do campo, orientando-os e aprendendo sobre as suas condições de vida. Este aspecto da vida de Lênin é importante, pois teria desdobramentos importantes na luta revolucionária e posteriormente na consolidação do Socialismo. Ao contrário de León Trótsky, que nunca foi capaz de entender completamente as especificidades da luta de classes na Rússia, Lênin sempre soube que uma revolução socialista num país como a Rússia czarista (de industrialização recente, ainda que em ritmo acelerado) só poderia triunfar com o apoio das massas de camponeses pobres. Tróstky, caracterizado pelo próprio Lênin em sua carta testamento como um militante bruocrático apenas voltado ao trabalho meramente administrativo, não soube entender a importância do campesinato para a revolução. E de fato foi a aliança efetiva entre o proletariado urbano os camponeses pobres a força social e imbatível que derrotou a contra-revolução, apoiada com tropas e armas por diversas potências ocidentais, como Estados Unidos da América, França, Inglaterra, entre outros. Após a vitória da Revolução de Outubro, os camponeses seriam novamente requisitados, desta vez para garantir os mantimentos nos fronts da guerra revolucionária e na cidade, sendo, até a NEP, necessárias expedições de bolcheviques da cidade ao campo para, pela força das armas, garantir a distribuição do trigo, frente aos especuladores.

O chefe da Revolução de Outubro

Algo interessante desta obra da editora Avante! é a preocupação em relacionar a história e trajetória de Lênin com sua respectiva evolução intelectual. Cada uma das principais obras de Lênin, da polêmica com os “Amigos do Povo” (1884), aos pronunciamentos junto aos congressos do Partido Comunista Russo após a consolidação da vitória pelos bolcheviques (1919-1924), sua produção intelectual vai sendo confrontada com as exigências de cada conjuntura histórica.

Após o triunfo da etapa burguesa da revolução em Fevereiro, Lênin, que estava no exílio na Finlândia, se organiza para voltar à Rússia e dirigir pessoalmente a revolução socialista. E, a despeito da vacilação de alguns, mesmo no interior do partido bolchevique, a palavra de ordem colocada por Lênin era “todo poder aos soviets”, contra o governo provisório burguês. Viu antes de muitos a possibilidade do triunfo da revolução socialista e lançava-se inteiramente na luta política, contra a vacilação e insegurança de certos setores do partido, no sentido dos revolucionários prepararem-se o quanto antes para a insurreição: dizia que naquela conjuntura revolucionária não havia tempo para meias palavras e por isso combatia com todas as suas forças os setores vacilantes. Após o assalto ao poder em Outubro de 1917, viria a guerra civil e a dura fase do Comunismo de Guerra. A luta revolucionária só viria a ser concluída em 1919, com a vitória final das massas trabalhadoras e camponesas contra a reação, burguesia e o imperialismo.  

Sínteses

Logo no início de sua obra “O Esquerdismo, a Doença Infantil do Comunismo”, Lênin começa dissertando como, apesar de certas particularidades, a experiência da revolução russa oferecia ensinamentos universais, aplicáveis, portanto, aos demais países. A revolução estourou não, conforme previam Marx e Engels, nos países centro do capitalismo, mas na sua periferia, em um de seus elos mais fracos. Este fato inusitado por explicável, acima de tudo, lançava luz aos revolucionários dos demais países, especialmente frente à capitulação da II Internacional à Guerra Imperialista. Nesse sentido, é impossível compreender as lições de Outubro sem se ater às intervenções de Lênin – foi ele quem dirigiu o partido, desde as fases de luta contra o tzarismo até após o triunfo e consolidação da revolução. E este caderno da Edições Avante! pode ser um bom ponto de partida para um estudo sistematizada da vida e do legado intelectual de V. Ilich Lênin.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário