domingo, 8 de setembro de 2013

"A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado” – Friederich Engels

Resenha Livro #72 “A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado” – Friederich Engels – Ed. Centauro



Este estudo de Engels parte das análises mais avançadas até então (1884) das sociedades primitivas (destacando-se os estudos do norte-americano Morgan) para construir uma poderosa síntese da origem do estado, bem como da propriedade privada e da família monogâmica. Partindo de um ponto de vista marxista da análise da evolução histórica, as grandes transformações que impulsionam o desenvolvimento do homem diz respeito  essencialmente ao grau e capacidade de domínio da natureza pelo homem. Assim, dos estágios pré-históricos da cultura até a civilização vai-se revelando um gradual e ascendente controle do homem sobre seus meios de produção e reprodução natural.
No estado selvagem, a fase inferior corresponde aos homens que ainda viviam nas árvores e se serviam de frutos, nozes e raízes como alimento; a fase média do período selvagem envolve já o emprego do fogo e a pesca, fenômenos complementares, já que o “peixe só pode ser plenamente empregado como alimento graças ao fogo”. Engels identifica nesta fase a ocorrência de antropofagia: ademais, o consumo de carne implicava no desenvolvimento da inteligência e outros atributos, pelo incremento da dieta. A fase inferior da barbárie é contada a partir da invenção  do arco e da flecha “graças aos quais os animais caçados vêm a ser um alimento regular e a caça uma das ocupações normais e costumeiras” (P. 28) “O arco e a flecha foram, para época selvagem, o que a espada de ferro foi para a barbárie e a arma de fogo para a civilização: a arma decisiva” (P.29)
A fase inferior da barbárie passa pela introdução a cerâmica, com sua utilização nas construções e como substituto da madeira,  arriscando o grupo menos a incêndios.  A fase superior da barbárie inicia-se com a fundição de ferro e o emprego da pá e do machado de ferro no cultivo do solo. É só com o ferro que é possível empregar a exploração da terra em grande escala, pela primeira vez. Assim, com a agricultura há um aumento ilimitado à época de meios de subsistência, implicando em aumento populacional. Uma síntese geral até a civilização é apresentada mais a frente por Engels: “Estado selvagem: período em que predomina a apropriação de produtos da natureza, prontos para serem utilizados; Barbárie: Período em que aparecem a criação de gado e a agricultura e se aprende a incrementar a produção da natureza com o trabalho humano. Civilização: Período da indústria propriamente dita e da arte”.
Ao lado do desenvolvimento histórico decorrente da maior capacidade de controle e apropriação dos meios de vidas da natureza pelo homem, modificam-se de forma correspondente as organizações pré e sociais propriamente ditas, bem como a transformação da família.
Nas chamadas famílias consanguíneas há o predomínio do casamento entre irmãos e parentes colaterais e posteriormente com as famílias punaluana casamentos coletivos também dentro de grupos consanguíneos. Há todo um programa marxista do debate sobre opressões de gênero neste estudo de Engels, justamente quando discutirá a evolução familiar. Afinal, observa-se que as sociedades marcadas pelo casamento grupal, típicas daquele comunismo primitivo, implicava papeis muito superior aos das mulheres da civilização. A monogamia é apenas a última forma familiar, correspondendo à consolidação do domínio do homem sobre a mulher e, no âmbito da produção, a constituição da propriedade privada.
Nas famílias mais primitivas os casamentos coletivos e os hábitos sexuais que envolviam diversas formas de poligamia tornavam incertas as origens paternas dos filhos. Como o parentesco só era possível de ser percebido pela linhagem feminina, foi por meio desta linhagem que se consolidava a gens, implicando em um reconhecimento social muito maior da mulher. Dentro das questões sucessórias, bem como para a articulação das gens, a mulher cumpria um papel de centralidade, falando Engels de um “Direito Materno” que gradualmente, conforme a família caminhasse para as fechadas unidades monogâmicas, foi transformando-se em “Direito Paterno”.
Engels vai até as origens do termo família de forma a expor as suas contradições decorrentes da sua conformação na história.
“Em sua origem, a palavra família não significa o ideal – mistura de sentimentalismo e dissensões domésticas – do filisteu e nossa época; - a princípio, entre os romanos, não se aplicava sequer ao par de cônjugues e aos seus filhos, mas somente aos escravos. Famulus quer dizer escravo doméstico e família é o conjunto de escravos pertencentes ao mesmo homem.  Nos tempos de Gaio, a família “id est patrimoniu” (isto é, herança) era transmitida por testamento. A expressão foi inventada pelos romanos para designar um novo organismo social, cujo chefe mantinha sob seu poder a mulher, os filhos e um certo número de escravos, com o pátrio poder romano e o direito de vida e morte sobre todos eles. ‘A palavra não é, pois, mais antiga que o férreo sistema familiar das tribos latinas, que nasceu ao introduzirem-se a agricultura e a escravidão legal, depois da cisão entre os gregos e latinos arianos’. E Marx acrescenta ‘a família moderna contém, em germe, não apenas a escravidão (servitus) como também a servidão, pois, desde o começo, está relacionada com os tempos da agricultura. Encerra, em miniatura, todos os antagonismos que se desenvolvem, mais adiante,  na sociedade em seu estado”.
Tanto o desenvolvimento geral das forças produtivas sociais quanto as distintas formas de arranjos familiares, correspondentes aos grandes períodos da pré-civilização caminham num sentido de aumento gradual da desigualdade na distribuição dos excedentes. Ao lado da agricultura e dos excedentes, vem o desenvolvimento do comércio e com ele, a criação de uma nova classe social, os comerciantes. O dinheiro é criado e a distribuição e circulação de pessoas e bens põe por terra o antigo regime gentílico. Se dentro das ordens mais primitivas havia algum igualitarismo, como revela Engels ao descrever sociedades indígenas norte-americanas, povos celtas e bárbaros em geral, que mantinham, dentro do arranjo gentílico, formas hirperdemocráticas de poder, com participação irrestrita dos membros sociais e ausência de um poder coercitivo externo à sociedade (polícia).
Já o estado aparece na medida em que a crescente desigualdade vai se expressando com o fim da apropriação comunista primitiva e o início da apropriação privada das terras e  demais riquezas , consolidando uma classe dominante e exploradora, e uma classe explorada – inicialmente, o escravismo, posteriormente a servidão e finalmente o assalariamento. O estado nasce da necessidade de conter a luta de classes e surge, emerge como algo “acima das classes” – o que é uma ilusão, ilusão que atende os interessas da classe exploradora e que detém o controle do estado. Um instrumento de dominação de uma classe pela outra, isto é, em síntese, o estado na perspectiva de Marx e Engels. Uma lição importante ao analisarmos as sociedades pré-estatais é a de justamente afastar a tese da inafastabilidade de um poder externo e controlador da sociedade, a tese hobbesiana na inevitabilidade do estado. Já Engels se opõe a esta perspectiva na sua conclusão do livro:
“Portanto, o Estado não tem existido eternamente. Houve sociedades que se organizaram sem ele, não tiveram a menor noção do estado ou do seu poder. Ao chegar a certa fase do desenvolvimento econômico, que estava necessariamente ligada à divisão da sociedade em classes, essa divisão tornou o Estado uma necessidade. Estamos agora nos aproximando, com rapidez, de uma fase de desenvolvimento da produção em que a existência dessas classes não apenas deixou de ser uma necessidade, mas até se converteu a um obstáculo à produção da mesma. As classes vão desaparecer, e de maneira tão inevitável como no passado surgiram.  Com o desaparecimento das classes, desaparecerá inevitavelmente o Estado. A sociedade, reorganizando de uma forma nova a produção, na base de uma associação livre de produtores iguais, mandará toda a máquina do Estado para o lugar que lhe há de corresponder: o museu de antiguidades, ao lado da roca de fiare do machado de bronze”. (P. 180)            


Nenhum comentário:

Postar um comentário