sexta-feira, 9 de março de 2012

Estudos Economia política #2

“Capitalismo em Crise: a natureza e dinâmica da crise econômica mundial” Ed. Sunderman 2009.

Artigo de Ricardo Antunes – “A substância da crise e a erosão do trabalho”.




O artigo de Ricardo Antunes (professor da UNICAMP) aborda alguns apontamentos do pensador Istvan Mezáros, destacando como este autor aborda de forma original as origens, as consequências e o contexto histórico da crise do capitalismo – qualificada pelos economistas ligados ao status quo como uma “crise financeira”.

Seguem alguns destaques do texo:

- A Interpretação hegemônica da crise aponta-a como resultado de uma falha de confiança. O que há, na verdade, é uma “fenomenologia da crise” que oculta a intenção de manutenção do capitalismo, desta vez por meio do velho esquema keynesiano – em termos práticos, o estado paga pela crise criada pelos capitalistas.

- Mézaros é um dos autores da linha crítica que interpreta a crise como parte inerente do capitalismo. Na verdade o marxista húngaro já localiza a crise do capitalismo a partir das convulsões do maio de 1968, a crise do petróleo e a reestruturação produtiva do capitalismo a partir dos anos 1970.

- Numa nota de rodapé importante, Antunes lembra a diferenciação que Mézaros propõe entre capital e capitalismo. O capitalismo é uma das formas possíveis de realização do capital, mas o capital (uma relação social, a partir de Marx) existe antes do capitalismo (capital mercantil no contexto da baixa idade média/ início da modernidade), tendo havido mesmo sociedades “pós-capitalistas que não romperam com a lógica do capital”, como a URSS.

- Existe em Mézaros a noção de que a política acaba sendo colonizada pela economia. Existe uma crise estrutural e sistêmica do capitalismo, desde as últimas décadas do séc. XX, de maneira que os meios para “solucionar” a crise, apenas arrastam o problema para frente.

- A china é um caso ótimo para a análise, desde que parece ser igualmente um exemplo de país onde a proposta de diferenciação entre capital e capitalismo em Mézaros parece ser mais acentuada. O “sistema metabólico do Capital” em Mézaros abrange o tripé capital, trabalho assalariado e estado.

- O livro a Crise Estrutural do Capital – um grande compendio de textos em que o autor húngaro faz faz uma crítica radical às engrenagens do “sistema metabólico do Capital”.

- Características do sistema metabólico do Capital”: expansionista, destrutivo e incontrolável.

- Existe uma “tendência decrescente do valor de uso das mercadorias”. Pelo o que entendi deste conceito (ou seja, posso estar equivocado), com o desenvolvimento das forças produtivas (incluindo tecnologia ou incremento tecnológico dos meios de produção) , há a tendência de desvalorização da mercadoria (redução do tempo –trabalho para a criação da mercadoria). Por outro lado, as mercadorias tem um ciclo que envolve a produção e o consumo: com o aumento da produção, as mercadorias devem ter uma menor duração ou tempo útil de utilidade, para fazer com que o consumo também seja alinhado ao aumento da produção. Em termos práticos: ao fabricar um celular, o fabricante já o desenvolve diminuído a vida útil da mercadoria, dentro da perspectiva de fazer com que o ciclos de consumo/produção se equalizem. Mesmo intuitivamente, dá para perceber como existe um equilíbrio bastante frágil nesta relação entre consumo e produção, o que aparenta ter a ver com a “tendência decrescente do valor de uso das mercadorias”.

- Consequencias destrutivas da “tendência decrescente do valor de uso das mercadorias”: precarização do trabalho e destruição da natureza.

- “ O que será da humanidade quando menos de 5% da população mundial (EUA) consomem 25% do total de recursos energéticos disponíveis? E se os 95% restantes viessem a adotar o mesmo padrão de consumo? A tragédia chinesa atual, com sua destruição ambiental, é emblemática”.

- Outro problema central decorrente da crise estrutural do capitalismo é o problema do desemprego. O autor chama atenção para os conflitos sociais decorrentes do desemprego.

- Ocorre em países como Argentina, EUA, Inglaterra e Espanha um duplo movimento que envolve a redução dos direitos trabalhistas e aumento do desemprego, concomitantemente.

- Mézaros coloca claramente que não há uma crise financeira solúvel, mas uma crise estrutural e mesmo civilizatória, o que faz a gente pensar que o seu entendimento do atual momento histórico seja o de um período de transição. De proporções históricas. Analisar isto depois.

- É interessante notar que segundo Antunes, alguns prognósticos de Mézaros acerca da crise já datam de 1982, ou seja, numa época onde havia todo um otimismo sobre o capitalismo, corroborando, no início dos 1990, para a tese do Fim da História (o capitalismo seria o “estágio final da humanidade com o fim do socialismo).

-É necessário criar um novo modo de produção, segundo Mézaros. O capital, afinal, “criou um sistema voltado para a sua autovalorização, que independe das reais necessidades autorreprodutivas da humanidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário