terça-feira, 3 de novembro de 2015

“Noite Na Taverna” – Álvares de Azevedo

“Noite Na Taverna” – Álvares de Azevedo 




Resenha Livro –  199 - “Noite Na Taverna” – Álvares de Azevedo – Ed. Francisco Alves

Álvares de Azevedo é nosso principal escritor da assim denominada Segunda Fase do Romantismo. 

O Romantismo Literário (1ª fase) tem no Brasil autores influenciados pelo nacionalismo decorrente da autonomia política desde os eventos políticos da independência, bem como o próprio ufanismo, ressaltando as belezas naturais e o indianismo. A primeira geração romântica é a fase nacionalista com a valorização da natureza pátria, incluindo a figura do índio, tendo como principais representantes na prosa José de Alencar e na poesia Gonçalves dias. 

A segunda fase do Romantismo marca uma mudança de foco. Aqui observa-se a influência do romantismo alemão e de escritores como Lord Byron e Edgar Poe. Ao invés de buscar exaltar a realidade, os poetas românticos se caracterizam pela fuga da realidade, seja por meio da alteração do estado de consciência por via do vinho, ou por narrativas em que a realidade se confunde com o sonho ou mesmo com o desfalecimento/morte. Nesta fase do romantismo, predomina-se o subjetivismo, o pessimismo, a sensualidade e o apelo ao desejo pelo sexo feminino, bem como uma constante cogitação acerca do problema da morte. No plano de sua mística, referem-se bastante à Bacco, o deus do vinho e desde o ponto de vista filosófico  rementem ao filósofo alemão Arthur Shoppenhauer 

Álvares de Azevedo é sem sombra de dúvidas o escritor que melhor sintetiza as características do romantismo em sua segunda fase. E também como muitos escritores de sua geração, teve sua vida imbricada com sua poética, o que iria redundar, infelizmente, em sua morte prematura, aos 20 anos de idade. 

Alvares de Azevedo nasceu em 1831 em São Paulo. Posteriormente sua família iria mudar-se para o Rio Janeiro. Um fato importante e significativo é que aos 4 anos de idade, o futuro escritor perdeu um irmão pequenino. Segundo o crítico literário Hildon Rocha, “a impressão fora tão arrasadora que o menino, até ali sadio e sem inspirar cuidado, adoecera gravemente, perdendo a vivacidade e a boa constituição física”. 

Relata-se que durante o ensino escolar, o estudante teve um rendimento excepcional, exceto nos jogos de esporte físico. Álvares de Azevedo estudou no tradicional Pedro II, recebendo menção honrosa na colação de grau, para em seguida matricular-se na Faculdade de Direito do Largo de São Franscisco em São Paulo. 

Em que pese as histórias de boemias e estudantadas que ronda os alunos da Academia de Direito de São Paulo, ao que tudo indica, Álvares de Azevedo apenas vivenciou em seus sonhos e desde lá em seus contos, poemas e peças de teatros a vida boêmia. Nunca executou na prática, para ficarmos com as relatadas em “Noite na Taverna”, Necrofilia, Antropofagia, Raptos de Mulheres e duelos a bala, ou qualquer coisa do tipo. O aluno Álvares de Azevedo foi um bacharel dedicado, o que resta consignado nas notas e no convite para discursar em evento relacionado ao aniversário da instituição de cursos jurídicos no país. Provavelmente, não haveria tempo para dedicar-se à arruaça e aos estudos e escritos literários, aos estudos curriculares e às leituras extra-curriculares que aquele jovem talento já se voltava como Hegel, Rousseau e Guizot. 

A questão da morte reapareceria durante seus estudos nas Arcadas. Em 1850 e 1851 há a morte consecutiva de dois alunos do quinto ano da Faculdade. Álvares de Azevedo chega a premeditar sua morte: conta-se que na república estudantil onde morava, colocou as datas da morte dos colegas e o ano de 1852 em aberto, ano que seria o da sua morte. Chegou a escrever alguns versos antevendo o evento. E num passeio a cavalo em 1852 leva uma queda sobrevindo um tumor na fossa ilíaca que o levaria à morte no dia 25 de Abril de 1852. 

Certamente foi como que teria tudo para evoluir no sentido de uma carreira literária brilhante. “Noite Na Taverna” não parece ter sido escrito por alguém tão jovem, mesmo porque as histórias relatadas e conversadas numa taverna dentre o vinho e a embriaguez envolvem não só histórias propriamente ditas mas concepções sobre a morte, a existência ou a imortalidade da alma:

“ – Calai-vos malditos! A imortalidade da alma? Pobres doidos! e porque a alma é bela, e porque não concebeis que esse ideal possa tornar-se em Iodo e podrião, como as faces belas de uma virgem morta, não podeis crer que ela morra? Doidos! Nunca velada levastes porventura uma noite à cabeceira de um cadáver? E então não duvidastes que ele não era morto, que aquele peito e aquela fronte iam palpitar de novo, aquelas pálpebras iam-se abrir-se, que era apenas o ópio do sono que emudecia aquele homem?”

Em cada capítulo, nomeado pelo narrador da história, temos um relato que envolve tanto no estilo quanto no conteúdo as diretrizes gerais do romantismo: uma mistura de pessimismo, desolação e ironia diante do destino, histórias com finais trágicos, banhadas de sangue, forte presença do amor pela mulher como força motriz das histórias. 

Um exercício interessante é buscar comparar como o amor é talhado pelos românticos, de forma diametricamente oposta a posterior escola realista. Aqui o amor pela mulher justifica do mais perverso ao mais altruísta dos atos, é quase como um fim em si mesmo e perpassa, basicamente, todas as histórias de “Noite nas Tavernas”. Pela narrativa romântica, o amor quando é real é o único fio de esperança diante de uma vida toda ela sem sentido, valendo-se a pena fazer de tudo, inclusive morrer, pelo....amor. E chegamos a ultrarromantismo, o amor como lado oposto da morte, sempre o amor pela mulher, que vai se desmembrar mesmo em passagens quase grotescas como a necrofilia, ao adultério, ao rapto. Numa virada total, o amor passa pelo crivo da crítica e passaria, desde o realismo, a ser observado em bases mais realistas, ou mesmo irônicas, nos livros de maturidade de Machado de Assis ou Eça de Queirós. 

Todava, em Álvares de Azevedo, trata-se de um sentimentalismo bem assentado, não piegas:

“Ela ajoelhou-se: nem sei o que ela dizia. Não sei que palavras evaporaram daqueles lábios: eram perfumes, porque as rosas do céu só têm perfumes; eram harmoniosas, porque as harpas do céu só têm harmoniosas; e o lábio da mulher bela é uma rosa divina, e seu coração é uma harpa do céu. Eu a escutava, mas não a entendia; sentia só que aquelas falas eram muito doces, que aquela voz tinha um talismã irresistível para minha alma, porque só nos meus sonhos de infante que se ilude de amores, uma voz assim passara. Os gemidos de duas virgens abraçadas no céu, doiradas da luz da face de Deus, empaliçadas pelos beijos mais puros, pelo tremuloso dos abraços mais palpitantes – não seriam tão suaves assim”.

O conhecimento da literatura nacional e a disseminação deste conhecimento, para além do que formalmente consta nos currículos escolares, é de importância fundamental para criar e manter a memória histórica. Sem um consistente conhecimento sobre nosso passado literário e de maneira geral sobre a história da cultura brasileira, restará prejudicado movimentos que se proponham a intervir para alterar e modificar a atual dinâmica cultural embrutecida pela Industria Cultural, seja na literatura, música, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário