“O Pequeno Príncipe” – Antoine de Saint-Exupéry
(Imagem ilustrativa. Resenha feita a partir do texto original de Saint-Exupéry. Tradução Bruno A. Matangrano - USP)
Resenha livro - “O Pequeno Príncipe” – Antoine de
Saint-Exupéry – Ed. Pé da Letra
“Levantei o balde até os seus lábios. Ele bebeu, com os
olhos fechados. Era doce como uma festa. Aquela água era bem mais do que um
alimento. Ela havia nascido da caminhada sob as estrelas, do canto da roldana,
do esforço de meus braços. Era boa para o coração, como um presente. Quando eu
era menininho, a luz da árvore de Natal, a música da missa da meia- noite, a
doçura dos sorrisos davam todo encanto do presente de Natal que eu ganhava.
- Os Homens de sua terra cultivam cinco mil rosas em um
mesmo jardim .... – disse o pequeno príncipe – E eles não acham o que estão
procurando.
- Eles não encontram – respondi.
- E, no entanto, o que procuram poderia ser encontrado em
uma única rosa ou em um pouco d’água”.
Há diferentes interfaces entre a literatura e a infância.
Podemos falar sobre uma literatura acerca da infância e temos como uma boa
referência aqui o “Capitães de Areia” (1937) obra de uma primeira fase mais
politizada e engajada de Jorge Amado. O enredo trata de um grupo de meninos que
vivem num trapiche à beira mar no Salvador dos primeiros anos do séc. XX,
retratando as graves desigualdades sociais da cidade alta (os ricos) e baixa
(os pobres): os “Capitães” são crianças que vivem de pequenos roubos, furtos e
bem articulados e executados planos de ilícitas engambelações, sendo todavia
erigidos à condição de heróis em face de uma sociedade pouco atenta para uma
explícita e cruel contradição envolvendo crianças morando nas ruas, tendo de
buscar a cada dia seu sustento através do crime, sem lar e família. Por outro
lado, crianças usufruindo da liberdade plena das ruas, de uma vida externa ao
poder familiar e driblando os encalços da polícia. Há de se constatar como esta
vida peculiar abre uma certa situação de ambiguidade quanto à condição infantil
daquele grupo: de certa maneira os Capitães de Areia têm sua infância roubada e
as exigências da vida fazem com que um personagem como o “Gato” atine com a
vaidade e busque nos colos de um amor conjugal uma provável ausência de
carinhos maternos; o personagem “Sem-Pernas” é deficiente físico, é humilhado
por policiais numa delegacia e desenvolve algumas tendências de isolamento, de
amargura, ressentimento, ódio e tristeza que não parecem coadunar com as
cogitações e sentimentos de um menino; e Pedro Bala, líder do grupo, ao entrar
em contato com histórias de seu pai que nunca conheceu e que fora liderança
sindical seria ele mesmo no futuro um dirigente político.
Todavia, o que há de traço distintivo da infância? Há uma
espécie de percepção do mundo associada ao encanto e fantasia, eventualmente
com as coisas mais triviais: e a infância dos Capitães de Areia não se revela
de toda roubada quando se observa os efeitos que um singelo carrossel itinerante
ainda produz no grupo. A ambiguidade de crianças que derrubam negrinhas na
praia para o ato sexual e brincam e se encantam com os efeitos de luzes e som de
um velho carrossel se revela aqui.
Dentre as interfaces entre literatura e infância, predomina
certamente a literatura destinada ao público infantil. E aqui é possível fazer
uma diferenciação. Há a literatura
infantil que teria um interesse mais exclusivo ao público infantil: desde os
gibis da Turma da Mônica até as histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo de
Monteiro Lobato, ou se quisermos extrapolar para outros meios, poderíamos citar
os desenhos animados que encantam predominantemente as crianças, de Tom e Jerry à
Pica Pau. Não se trata aqui de tripudiar todos estes exemplos: se os gibis de autoria
de Maurício de Souza ficaram na memória de muitos, é porque souberam dialogar
junto ao público infantil o que envolve uma capacidade de vencer uma certa
tendência de dispersão das crianças, fruto de uma mente comumente imaginativa e
inquieta.
Todavia há a literatura infantil que poderíamos classificar
como uma espécie particular: são histórias que possuem vivo interesse também
para adultos. Histórias aparentemente destinadas para crianças mas que costumam
oferecer enunciados pedagógicos, adágios morais ou reflexões filosóficas que
por um lado marcam num primeiro momento o leitor infanto-juvenil e
posteriormente possibilitam novas possibilidades de interpretação ao leitor
adulto, às “pessoas grandes” nos termos do presente livro. É exemplo da segunda
espécie este “Pequeno Príncipe” do francês Saint-Exupéry, um livro notável
pelas qualidades literárias em que se conjuga a simplicidade da narrativa e uma
riqueza de temas que vão do amor (personificado tanto numa rosa quanto na ideia
da criação de laços dentro de uma feliz opção de tradução de “domesticar”
contendo a ideia de “criar vínculos”), da solidão, do valor do trabalho e da
diligência (que criou “uma urgência” para o narrador abordar o tema do Baobá),
da morte e até mesmo de Deus e das opções religiosas.
Sobre a Obra
O
enredo é contado na forma de um realismo mágico, com palavras simples e
acessíveis, conforme a proposta da obra - dedicada ao público infantil. Um Aviador
que antes havia sido desencorajado a desenhar revela desde o início a ideia de
oposição entre o universo adulto e infantil: ao longo da narrativa afere-se que o os
conselhos das pessoas grandes implicaram ao narrador no abandono da criança que poderia viver dentro de si, para o
posterior reencontro deste universo infantil através da aparição do pequeno príncipe em sua vida.
O Aviador cai no deserto do Saara. Com o avião quebrado, sem água e sem recursos
para sobreviver, o adulto teme a morte, até a aparição mágica do protagonista que
sucessivamente vai descrevendo sua vida no planeta asteroide B612, os cuidados
diários com a planta daninha ressaltando o valor do trabalho e os perigos da
preguiça, suas viagens sucessivas em diversos planetas, cada qual associado a
vícios particulares de pessoas adultas como a vaidade, a culpa e o vício, ou a
compulsão pela posse: o sentido do amor personificado na figura da flor e na
domesticação proposta pela raposa, passagens prenhes de sentidos os mais
diversos e que só ressaltam os méritos literários e aquele segundo aspecto
ressaltado: o fato do livro ter vivo interesse aos adultos.
Parece-nos
que a flor e a domesticação são dois problemas-chave para se desvendar o universo
deste pequeno livro - pouco mais de 100 páginas.
Propomos a interpretação segundo a qual a flor invoca o amor
conjugal: quando o pequeno príncipe faz menção ao tema pela primeira vez ao
aviador e este, pouco atento à conversa e preocupado em ajustar seus
equipamentos, provoca pela primeira vez o choro no pequeno príncipe. É como se
os adultos não se importassem com a relevância do problema tão central quanto o do amor. Em sua aparição, a flor é orgulhosa e se recusa a chorar na frente do
pequeno príncipe; ela forja uma gripe pois deseja que o herói construa uma
proteção especial para ela - a presença feminina e um contrato social segundo o qual cabe ao parceiro masculino um papel de proteção; o pequeno príncipe percebe, todavia, a manipulação e em razão
da flor o protagonista deixa o seu planeta, mantendo por ela, todavia, fidelidade.
“Assim, o pequeno príncipe, apesar da boa vontade de seu
amor, logo passou a duvidar da flor. Levara a sério palavras sem importância, e
tornou-se muito infeliz.
- Eu não deveria tê-la escutado- confidenciou-me um dia – Nunca se deve escutar as flores. Deve-se apenas olhá-las e cheirá-las. A minha perfumava meu planeta, mas eu não conseguia mais me alegrar com isso. Aquela histórias de garras que tanto me aborreceu deveria ter me comovido....”
Como se vê é uma passagem que sugere o tema da frustração
amorosa, sugerindo como a história infantil, aqui, trabalha o problema da
resiliência, pincelando não apenas o que é cândido e puro, mas o que é real e
concreto, as frustrações e tristezas que as crianças se depararão na vida futura. E o
livro segue e evolui com problemas ainda mais delicados como a morte e o
sentido da vida, o mistério do que há para além das estrelas, possibilitando
tanto risadas quanto o choro.
Seja como for, parece-nos que o “Pequeno Príncipe” também
oferece uma importante lição aos adultos e que se expressa como uma expectativa
final do aviador na passagem final da narrativa. O encontro entre os dois
personagens (aviador e pequeno príncipe) envolve a possibilidade e a pertinência de manter
dentro do aviador dali em diante uma viva criança dentro de si ao olhar o céu à
noite. Isto envolve estar atento às passagens dos planetas do Rei, donde a
solidão se associa ao vício da soberba. Ao Planeta do vaidoso, donde o ego
precisa ser domesticado e não dominador. Pelo Planeta do alcoólatra, donde se
expõe os riscos da culpa e do vício. E a lição da criança que poderia ser
mantida viva dentro do adulto, em termos genéricos, envolvendo desde a noção de
ver a vida com encanto – como o pequeno príncipe observa todas as noites as
estrelas – até “não levar a vida tão a sério”, “desenvolver a habilidade de rir
de si próprio”, “aprender que na vida o importante não é vencer, mas ser feliz”.
À guisa de conclusão, deixamos uma passagem que
perfeitamente poderia ser trabalhada numa aula de filosofia para alunos do
ensino fundamental ou médio. Parece-nos que o “Pequeno Príncipe” poderia ser
melhor aproveitado no mínimo como fonte de reflexão em detrimento de outras
leituras que se tornam obrigatórias nos bancos escolares exclusivamente em
razão das provas dos vestibulares – livros este sim de “adulto” ou “pessoas
grandes” que criam o risco de afastar os menores do interesse pela leitura.
Sobre o excerto, sugerimos uma interpretação associada à ideia da religião e de
deus, envolvendo uma lição geral de tolerância (deus está calado em face das
distintas narrativas religiosas):
“- As pessoas não têm as mesmas estrelas. Para uns, que
viajam, as estrelas são guias. Para outros, que são sábios, são problemas. Para
meu empresário, elas eram ouro. Mas todas aquelas estrelas se calam.”
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