Resenha Livro - “A Pena e a Lei” – Ariano Suassuna – Editora Nova Fronteira
“Se cada qual tem seu crime,
Seu proveito, perda e dano,
Cada qual seu testemunho,
Se cada qual tem seu plano,
A marca, mesmo da peça
Devia ter sido essa
De Justiça por Engano!”.
A primeira peça teatral escrita por Ariano Suassuna foi uma tragédia
chamada “Uma Mulher Vestida de Sol” (1947) redigida quando o autor tinha 20
anos e ainda era estudante de Direito da Faculdade de Recife.
Depois de formado, Suassuna retornou à cidade de Taperoá para cuidar de
um problema no pulmão. Era uma pequena comarca situada no sertão da Paraíba onde
passara a infância: lá retoma o contato com a cultura popular, o que iria
marcar a sua produção literária subsequente.
Deixando de lado a tragédia, o escritor dedicar-se-ia às comédias que o
deixaram famoso. E dentre elas a mais famosa sem sobra de dúvidas foi o “Auto
da Compadecida” (1955).
As aventuras de João Grilo e Chicó são conhecidas e amadas pelo povo
brasileiro, não só por conta das três versões cinematográficas produzidas no país,
mas especialmente pela capacidade do escritor de muito bem captar aspectos da
psicologia do brasileiro. O humor com que encaramos os problemas da vida. A
esperteza e sagacidade que orientam a ação dos personagens quando confrontados
com situações extremas. Um sentimento religioso mestiço, envolvendo santos da
igreja católica que nos aparecem em sua forma mais íntima e humana, conversando
como gente, inclusive apresentando um Jesus Cristo negro de pele. A não
presença de heróis, mas de homens com as suas fragilidades e pecados, apenas
compreensíveis e perdoáveis pela misericórdia divina.
Estas características seriam posteriormente sintetizadas pelo Movimento Armorial
(1970) idealizado pelo escritor para propor realização de uma arte erudita
brasileira a partir da cultura popular.
A peça “A Pena e a Lei” (1957) retoma o fio condutor do “Auto da
Compadecida” e suscita a ligação entre o humano e o divino novamente através do
cômico. Nas palavras do escritor paraibano, trata-se uma “Tragico-comédia-lírico-pastoril”,
qualificação que pode ser estendida para outros trabalhos de Suassuna. E, nessa
peça em particular, a descrição de personagens que enfrentam num momento a
justiça dos homens para, depois, confrontarem-na com a justiça divina.
“A Pena e a Lei” foi concebida para ser apresentada como os espetáculos
de mamulengo nordestinos: são aqueles conhecidos fantoches de pano que servem
de atores e são conduzidos por varas e barbantes por pessoas que dão voz e
movimento aos bonecos.
Como se trata de uma espécie de ventrículo, consta que o nome “mamulengo”
foi uma adaptação da expressão “mão mole”.
O primeiro ato da peça dá-se com os atores de mamulengo: é a fase propriamente
terrena da peça em que os personagens são apresentados em suas relações
puramente humanas. Surge-nos um triângulo amoroso envolvendo Marieta, o
delegado Rosinha e o fazendeiro Vicentão. Ambos prometem travar um duelo em
nome do coração da mulher desejada. Ocorre que o subtítulo da peça é “a
inconveniência de ter coragem”: ambos se arvoravam como os mais valentes e
corajosos da vila de Taperoá mas, estimulados e manipulados pelo negro Benedito
(que também ama Marieta), são desmascarados na frente da dama já que ambos
fogem do combate pelo medo da morte. E Benedito, pouco antes de tomar a mão da
donzela pela sua esperteza, se vê preterido por Pedro, indicado que a sua mesma
vivacidade derrotou o oponente mas foi derrotada pelo acaso.
O segundo ato da peça propõe ser uma espécie intermediária entre o
mamulengo e o teatro ordinário feito por homens de carne e osso. Agora, os
personagens representarão como gente, mas imitando bonecos, para indicar que aqui
na terra somos seres grosseiros, mas com algo de divino dentro de si.
Neste ato vê-se o julgamento de um roubo (ou melhor diria ser um furto) de
um novilho. A denúncia do crime foi feita pelo fazendeiro Vicentão que acusa um
cabra seu chamado Joaquim de ter-lhe tomado o animal. Na delegacia, acusação e
defesa formulam suas alegações e suscitam testemunhas. O julgamento do
delegado, conforme a justiça dos homens, é comicamente corrupto: a opinião do
juiz Rosinha varia de acordo com agrados em dinheiro e bens que lhe são
concedidos pelas partes litigiosas.
E o terceiro ato da peça corresponde ao momento do julgamento dos homens
perante Deus, de forma muito parecida com os últimos instantes do “Auto da
Compadecida.”. Todos os personagens estão mortos e se vêm na presença do filho
de Deus, que no caso é ninguém menos do que o dono do mamulengo. Por outro
lado, nesta parte os atores deixam de ser bonecos e comportam-se totalmente
como pessoas. E ao invés de serem julgados, em seu desespero diante da notícia
da morte, acusam Deus por todos os maus que passaram em vida.
Novamente a temática da justiça aparece, agora não mais
institucionalizada na sociedade dos homens mas em sua dimensão atemporal e perfeita. Deus é
acusado pelos homens e aceita ser colocado na condição de acusado em um
processo judicial celeste.
E para resolver a lide, formula perguntas aos homens na condição do seu
próprio acusador:
- Vale a pena fazer parte da vida, sabendo que a morte é inevitável?
- Vale a pena ser mergulhado nesse espetáculo turvo e selvagem, sabendo
que o mal assim marca o sol do mundo?
- Vale a pena viver, sabendo que a vida é um dom obscuro, que nunca será
inteiramente entendido e captado em seu sentido enigmático?
E, por fim, Deus questiona a todos: se pudessem viver viveriam novamente?
Pergunta a que todos respondem afirmativamente acarretando a sumária absolvição
de Deus.
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