sábado, 11 de outubro de 2025

“Diogo Álvares – O Caramuru”

 “Diogo Álvares – O Caramuru”


 

Resenha Livro – “O Caramuru – Aventuras prodigiosas dum português colonizador do Brasil” – João Ribeiro – Livraria Sá da Costa – Editora Largo do Poço Novo – Lisboa – 1935

 

Diogo Álvares (1475-1557), mais conhecido como o “Caramuru”, foi o primeiro desbravador das terras onde hoje se situa o Estado da Bahia. Sua importância reside no fato de ter preparado o terreno para a ocupação portuguesa do território recém descoberto, trazendo ao convívio dos portugueses os índios tapuias disposto ao convívio pacífico, que o viam como uma liderança com feições sobre humanas.

Esse português que foi alçado à condição de fundador da nacionalidade brasileira aportou no Brasil nos primeiros instantes da chamada “descoberta” em 1500.

Muitos historiadores, a começar por Afrânio Peixoto, muito propriamente dizem ser mais apropriado falar em “achamento” e não “descobrimento” do Brasil. O verbo “achar” remete à ideia de algo que sabemos existir, mas não sabemos exatamente onde a coisa está. E todas as evidências documentais revelam que antes de 1500 ao menos já se desconfiava da existência do território onde hoje se situa o Brasil.

A própria data da assinatura do Tratado de Tordesilhas, que se deu em 1494, reforça a tese. O tratado não só dividiu entre Portugal e Espanha as terras recém descobertas como “terras a se descobrir”. Fato curioso, e pouco ensinado na escola, é que a própria linha de demarcação, feita seis anos antes da expedição de Cabral, já envolve parte do território brasileiro: se o tratado é anterior à 1500, presume-se que já se tinha noção da existência das terras de Santa Cruz, depois batizada de Brasil.

Outra forte evidência do conhecimento do território antes da chegada de Cabral dá-se quando da expedição de Martim Afonso de 1530 para reconhecimento, exploração e defesa do território em face do assédio das demais potências marítimas, especialmente os franceses. Na expedição de reconhecimento foram localizados portugueses degredados que provavelmente já aqui estavam antes de Pedro Álvares Cabral. Os mais conhecidos são João Ramalho, patriarca de São Paulo e Caramuru, o seu equivalente baiano, além do bacharel de Cananeia, todos eles possivelmente já estabelecidos aqui antes de 1500.

Muito provavelmente, a expedição de Cabral seria o ato de consumação formal da tomada do território: é a certidão de nascimento ou o momento em que nasceu o Brasil oficialmente. Já se tinha alguma noção da existência desse território – por questões geopolíticas, eram informações tratadas como segredo de estado entre as duas principais potências marítimas, Espanha e Portugal. Degredados eram despejados no litoral para travarem as primeiras relações com os índios bárbaros, pavimentando o caminho da colonização. A grande expedição dirigida por Cabral que aportou em 1500 foi apenas, neste sentido, um ato oficial de consumação das descobertas.

Diogo Álvares, ou o Caramuru, aportou nas praias da Bahia após um acidente que levou ao naufrágio e a morte a maior parte dos tripulantes. Sobreviveram apenas 7, que foram acossados pelos índios e tornados prisioneiros. Conforme a prática daqueles povos, alimentavam e engordavam os prisioneiros para depois comê-los. Todos os navegantes foram vítimas no ritual antropofágico, exceto Diogo, que consegue escapar num momento em que os tapuias se vêm obrigados a enfrentar o ataque de uma tribo rival.

Sozinho e doente, Diogo consegue resgatar da embarcação que naufragou algumas armas que lhe garantiriam a sobrevivência. Encontrou escudos de guerra, capacetes, pólvora, espingarda e balas. Ao manejar a arma de fogo e dar tiros ao ar, apavora os índios que o vêm como um ente sobrenatural capaz de provocar raios e trovões. Relacionado às crenças mitológicas dos indígenas, o português é temido e adorado por manifestar poderes sobre humanos através das armas de fogo e dos recursos da pólvora. À noite, na escuridão, utilizando a pólvora, Diogo magicamente acende o fogo que ilumina, assombrando os índios que só sabiam fazer a luz com muito esforço, esfregando pedações de madeira uns com os outros.

Conforme conta o historiador João Ribeiro, os índios “por isso ficam atônitos ao ver a chama nascer tão rapidamente do fuzil de ferro. Julgam que ela vem do céu ou que nasce das mãos de Diogo. E mais se persuadem do poder sobrenatural que nele creem existir”.

Utilizando mais a astúcia e a inteligência do que a força física, o Caramuru consegue exercer prestígio e influência sobre os indígenas.  

O nome Caramuru vem do espanto dos índios com o barulho da arma de fogo. Existe alguma controvérsia em torno da origem da palavra no idioma do índio, mas a versão mais conhecida é que se trata do nome de um peixe violento que ao atacar faz um som parecido com os tiros de pólvora.

Alçado à condição de um líder com poderes sobrenaturais, o Caramuru se envolve nas guerras dos tapuias contra os caités. Diante da superioridade das armas de fogo, impõe a derrota aos inimigos dos tapuias.  

A ele é dada a mão da filha do chefe Gupeva, a bela e desejada Paraguaçú. Trata-se da primeira família brasileira e da mais antiga linha genealógica do nosso país.

Residindo no litoral da Bahia, o Caramuru trava relações com os navegantes portugueses, espanhóis e franceses que aqui transitam em busca do pau brasil. Ele exerce o papel de articulador e mediador daqueles dois povos.

Dentro da mitologia criada em torno da sua figura, ele é descrito como o agente que leva os índios selvagens à salvação pela fé e aos hábitos da civilização europeia. Usando da ameaça de suas armas, proíbe os índios de praticarem a antropofagia. Leva aos índios os ensinamentos do cristianismo e os mobiliza para defender os interesses da Monarquia Portuguesa e do Rei.

Escolhe Paraguaçú como esposa e, após travar relações com navegantes franceses, consegue fazer uma viagem levando consigo sua companheira à França, onde é recebido pela Corte. A bela índia é batizada e recebe o nome de Catarina. O casal fica três anos na Europa e retorna à Bahia, onde o Caramuru segue exercendo o papel de proeminência perante os índios do litoral.

Essa importância conferida ao Caramuru se evidencia quando o próprio Rei de Portugal recomenda Diogo Álvares a Tomé de Souza, o primeiro governador geral do Brasil. Após o insucesso da maioria das capitanias hereditárias, foi instituído o Governo Geral (1548) como uma primeira tentativa de centralização política administrativa com a constituição de cargos e funções para assuntos de natureza judicial, financeira e militar.

O primeiro governo geral teve como sede a Bahia, onde Tomé de Souza fundou a cidade de Salvador, chamada “São Salvador da Bahia de Todos os Santos”. O primeiro governador geral desembarcou na colônia em 29 de março de 1549 e contou com a colaboração decisiva do Caramuru para fundar a primeira capital do Brasil.  

Deixando de lado o mito, a figura de Caramuru evidencia aquilo que Darcy Ribeiro, no seu livro “O Povo Brasileiro” (1995), caracteriza como a instituição social que pavimentou a formação do povo brasileiro. A essa instituição ele atribui o nome de “cunhadismo”. Trata-se de um velho uso indígena “de incorporar estranhos à sua comunidade. Consistia em lhe dar uma moça índia como esposa. Assim que ele a assumisse, estabelecia, automaticamente, mil laços que o aparentavam com todos os membros do grupo”.

A mestiçagem que caracteriza a gênese do povo brasileiro se inicia através das relações sexuais abertas e desregradas dos portugueses com as índias – ao contrário das colônias de ocupação ao norte, quando as famílias entram transplantadas para o novo mundo, no Brasil, uma colônia de exportação, sem a presença da mulher branca, as primeiras famílias eram aqui constituídas pela relação do português com a índia, formando os mamelucos, ou seja, os primeiros brasileiros.

A criação de laços de parentesco amplo, com europeus travando relações poligâmicas com as índias, a despeito da censura dos jesuítas, foi o que Darcy Ribeiro chamou de cunhadismo, prática sem a qual era impraticável a crianção do Brasil.

Os primeiros povoadores, como o Caramuru, consistiam em alguns poucos náufragos ou degredados, além de marinheiros fugidos para aventurar vida nova entre os nativos. Em pouco número, por si sós, teriam passado desapercebido se não tivessem sido assimilados pelos grupos indígenas e inseridos como parte de uma mesma família.  

Bibliografia:

BARROS, João. “O Caramuru: aventuras prodigiosas dum português colonizador do Brasil”.

RIBEIRO, Darcy. “Formação do Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil”.

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