segunda-feira, 19 de março de 2018

“O Eurocomunismo é o Anticomunismo” – Enver Hoxha


“O Eurocomunismo é o Anticomunismo” – Enver Hoxha



Resenha Livro - “O Eurocomunismo é o Anticomunismo” – Enver Hoxha – Editora Anita Garibaldi

O nome de Enver Hoxha é ainda bastante desconhecido dentre o público e a militância revolucionária brasileira, particularmente dentre os mais jovens.

Hoxha ganhou projeção política a partir das lutas de libertação nacional da Albânia ocupada pelo nazi fascismo no âmbito da II Guerra Mundial. Após o conflito, foi dirigente do Partido Comunista Albanês, denominado “Partido do Trabalho da Albânia”. Nesta condição foi o primeiro dirigente daquele país a visitar a URSS sob a liderança de Stálin. Compareceria a reuniões e atividades políticas na URSS em três ocasiões diferentes e seus encontros pessoais com Joseph Stálin foram retratados em um notável livro, misto de reminiscência de viagens além de uma defesa enfática da primeira nação socialista da história.

Pode-se dizer que a experiência socialista na Albânia foi bastante diferenciada, suis generis. Enquanto em países como França e Itália as lutas pelas liberdades subjugadas pelo nazi fascismo se dissociaram de um horizonte socialista – fenômeno associado à capitulação dos respectivos partidos comunistas ao revisionismo e reformismo, o Partido do Trabalho Albanês revelou-se como um verdadeiro instrumento político vinculado à ortodoxia marxista (marxismo-leninismo).

É possível dizer que o revisionismo é um gênero dentro do qual o Eurocomunismo é uma espécie particular. Pode-se falar de um revisionismo mais antigo, já combatido por Lênin em face de Bernstein e do velho Kautsky. E há um revisionismo mais contemporâneo, que envolverá o Partido Comunista dos EUA (Browder), o revisionismo de Tito na Iugoslávia, o revisionismo chinês de Mao Tse Tung[1], o Eurocomunismo e o revisionismo dentro da própria URSS a partir da era Kruschov e do XX Congresso do Partido Comunista Russo que com a massiva onda de calúnia sobre Joseph Stálin e seu legado. (1956).

Importa ressaltar que cada espécie de revisionismo tem alguns traços em comum e algumas características particulares.   

Tito rompe com o modelo de partido de vanguarda leninista e intenta transformar a organização em uma espécie da associação de educação e propaganda. Em termos práticos, a política de não alinhamento da Iugoslávia significa a renúncia ao combate direto e unificado contra o imperialismo.

O Eurocomunismo talvez levará às maiores distorções do marxismo leninismo. O partido italiano dirigido por Palmiro Togliatti manifesta adesão à constituição burguesa naquele país sob o pretexto de defesa da democracia. O grau de submissão do partido italiano era tal que a organização não se opôs à entrada daquele país, sob a batuta do partido democrata cristão, junto Otan, organização político militar criada pelos EUA do Pós Guerra para combater o socialismo e a revolução:

“O Eurocomunismo é uma variante do revisionismo contemporâneo, um conglomerado de pseudoteorias que se opõem ao marxismo leninismo. Seu objetivo é impedir que a teoria científica de Marx, Engels, Lênin e Stálin continue sendo uma poderosa e infalível arma nas mãos da classe operária e dos autênticos marxistas-leninistas para destruir o capitalismo e seus alicerces, sua estrutura e superestrutura, para instaurar a ditadura do proletariado e construir a nova sociedade socialista.

Os revisionistas italianos definiram o Eurocomunismo como uma “terceira via, que difere das experiências das social democracias e das que se tem desenvolvido depois da Revolução de Outubro na União Soviética e em outros países socialistas”.

Assim para os Eurocomunistas os conceitos de luta de classes e ditadura do proletariado não têm mais validade, são datados ou específicos para o contexto da Revolução Russa (1917). Há aqui uma nova política em que o socialismo seria o caminho para a democracia e não o inverso. Tanto os eurocomunistas como as demais correntes revisionistas são também produto de uma pressão da burguesia sobre a classe operária. Nesse sentido não seria à toa que uma enorme gama de revisionistas capitulacionistas têm origem no contexto de crise do capitalismo no pós II Guerra Mundial.

As concessões de governos burgueses – políticas sociais universais, aposentadoria, direitos sindicais e trabalhistas – no pós II Guerra na Europa Ocidental nada mais foram que políticas para conter um gigantesco proletariado europeu diante da grande força moral da URSS e do exército vermelho[2]. Reformas para que não se repetisses novas revoluções de outubro.

“O partido comunista marxista leninista não teme a guerra civil. A repressão e a feroz violência da burguesia conduzem a esta guerra. É sabido que a guerra civil não é travada entre a classe operária e os demais trabalhadores honestos, mas pelas massas trabalhadoras contra a burguesia capitalista dominante e seus órgãos de repressão. A luta revolucionária do proletariado deve conduzir à conquista do poder por meio da violência. Este rumo da luta é precisamente o que tanto temem os capitalistas, os burgueses e os revisionistas”.

O combate ao imperialismo, a constituição de um partido não só propagandista mas que se forja na ação, e especialmente a defesa do caminho correto ao socialismo que envolve não a exclusividade das reformas, mas o horizonte revolucionário – estes continuam sendo os caracteres fundamentais do marxismo leninismo defendido por Hoxha. Agregar trabalhadores, juventude e mulheres, atuar sob as bases dos sindicatos reformistas (e disputar a consciência dos trabalhadores desde a base) são as outras premissas do marxismo leninismo.

Interessante chamar a atenção para teses eurocomunistas como a do fim do proletariado como classe particular (Roger Garaudy – Partido Comunista Francês), a renúncia à violência revolucionária em troca de acordos com a burguesia, até a exótica tese de que houve certo desenvolvimento das forças produtivas nos países do capitalismo central engendrando mudanças que por si só seriam capazes de conduzir os rumos da história ao socialismo: reformas parlamentares sem lutas e mobilização permanente.

Obviamente é possível encontrar diferentes formas de revisionismo/ecletismo/reformismo na experiência da luta de classes no Brasil. Pode-se supor que o “no eurocomunismo” no Brasil se revela de forma mais intensa no fim dos anos 1980 com a aniquilação do Partido Comunista Brasileiro ou teses muito em voga no contexto já do neoliberalismo (1990) acerca do fim do protagonismo da classe trabalhadora como sujeito revolucionária, renúncia ao modelo de partido de vanguarda em detrimento dos “novos movimentos sociais e identitários[3]” com lutas pontuais contra opressão sobre a mulher e o negro de forma dissociada de uma estratégia anticapitalista, revolucionária e socialista.
Partidos reformistas e oportunistas como  PSOL e PCdoB na prática não se constituem como ferramentas para a Revolução Brasileira. Assim, a tarefa da construção de um partido revolucionário marxista leninista no Brasil ainda é uma tarefa pendente.



[1] Neste caso uma caracterização bastante questionável feita por Hoxha face à grandiloquência da Revolução Chinesa.
[2] O exército vermelho russo destruiu militarmente o nazismo. Cerca de 20 milhões de russos morreram na II Guerra Mundial.
[3] Teses em voga nas diferentes edições dos Fóruns Sociais Mundiais em Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário