sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Subjetividade, símbolos e a luta pelo Socialismo


Resenha#2 - Ensaios sobre Consciência e Emancipação - Mauro Iasi - Ed. Expressão Popular



"O desvelamento de um aspecto antes velado vale mil vezes mais do que um belo discurso valorativo que mantenha escondido, aos olhos de quem quer se libertar, um um elo de correntes que o oprimem". Mauro Iasi

Um dos argumentos mais recorrentes dentre aqueles que se colocam ora como franco adversários ora como "agnósticos" da teoria marxista decorre da suposta filiação de Marx a certo "economicismo" que reduziria as mais diversas possibilidades da vida às leis tendenciais do modo de produção histórico correspondente. Na verdade, combater o estruturalismo que determina os aspectos sociais, culturais e políticos da sociedade como manifestações mais ou menos objetivas da economia foi também uma batalha travada pelo próprio Marx em Vida.

Engels, após a morte de seu colega e como se já prevendo uma interpretação equivocada do materialismo dialético, afirma assim: "Segundo a concepção materialista da história, o fator que em última instância determina a história é a produção e reprodução da vida real. Nem Marx, nem eu afirmamos, uma vez sequer, algo mais do que isso. Se alguém a modifica, afirmando que o fator econômico é o único fator determinante, converte aquela tese numa frase vazia, abstrata, absurda".

Se o marxismo vulgar reduziu os fenômenos de forma a torturar, enquadrar os eventos a suposta marcha inevitável da história, é a partir da retomada dos conceitos originais de ideologia, consciência, classe, etc. que Mauro Iasi produzirá sua série de ensaios reunida na edição "Ensaios sobre a Consciência e Emancipação" pela Ed. Expressão Popular. Nosso objetivo é abordar alguns temas discutidos por Iasi de maneira a explicitar algumas das diversas possibilidades de se pensar os aspectos subjetivos vinculados à consciência e emancipação política. Neste primeiro artigo, abordaremos, rapidamente a análise sobre as fases de consciência.

Fases da Consciência

Assim como na História, ao se analisar as fases da consciência política, não se deve estabelecê-la como algo linear, em que cada etapa independa e exista sem os elementos que sobrevivam de experiências passadas ou sem os germes de uma etapa posterior. Além disso, fica estabelecido que a consciência "movimenta-se", transita dentre diversas fases de maneira a apresentar avanços e recuos dentro da percepção ora mais ora menos crítica de sua participação enquanto indivíduo inserido na História.

Feito o aviso inicial, o autor busca diferenciar as fases (ou estados) da consciência – da alienação, vinculada já às experiências da mais remota infância em que há a captação de um concreto aparente, limitado, que generaliza as relações estabelecidas anteriormente à sua existência de forma a naturalizá-la. No âmbito do senso comum, os discursos de que “as coisas não mudam”, “sempre foram e sempre serão assim”, ou seja, a naturalização do indivíduo faz com que o mesmo “interiorize as relações, as transforme em normas, estando pronto para reproduzi-las em outras relações através de associação. A própria “naturalização” encontra resistência a partir de experiências que levem, da rebeldia a eventual organização em torno de reivindicações coletivas, a consciência em si. A luta sindical, os movimentos populares em torno de reivindicações específicas , as greves, etc. são manifestações desta nova fase.

Reformismo e A Consciência em Si

O que é particularmente curioso neste terreno é que são nos momentos de vitória das lutas específicas que se criam condições para o retrocesso, seja na revalidação das relações de opressão anteriores (ao trabalho alienado e ao capitalismo) seja na conformação de burocracias e no carreirismo de certas lideranças que vivem do jogo coorporativista. É só a partir do momento em que as demandas em si se ampliam num movimento para si, para a transformação do conjunto das relações sociais que haverá a terceira e última fase da consciência, a consciência revolucionária.

O aparente excesso de teleologia do esquema proposto por Mauro Iasi – talvez acentuado pela rápida exposição deste artigo – não é de todo condenável, em primeiro lugar por ser o seu texto um ensaio didático e expositivo. As chamadas “fases” voltam-se antes à ilustração – tipos ideais no sentido webberiano, nos atreveríamos. E, o mais importante, mesmo a fase revolucionária não é de todo livre de contradições. Muito pelo contrário. Ao afirmar uma nova sociedade em contraponto aos valores do seu tempo, aspectos do próprio universo subjetivo do indivíduo são contestados. Família, religião, arte, escola, amizades, tudo passa por uma espécie de crivo a partir do qual o indíviduo é pressionado a conciliar e a negar, em nome da busca pelo prazer e da manutenção dos princípios políticos. “O indivíduo que se torna consciente é, antes de tudo, um novo indivíduo em conflito. (...) O indivíduo sob essa contradição, com o grau de compreensão alcançado e diante da realidade objetiva, que não reúne condições materiais para uma superação revolucionária, tem diferentes caminhos a trilhar. Pode buscar mediações políticas que construam junto à classe os elementos que Lenin denominava de “condições subjetivas”, ou, diante de insucessos nessas tentativas, caminhar para ansiedade e depressão”. (IASI, Pg, 36 e 37).

Não nos atreveríamos a firmar com tanta convicção que o indivíduo que se reivindica revolucionário ou se organizará e atuará politicamente ou passará por momentos de crise existencial. Lembraríamos aqui, por exemplo, dos oportunistas que se apropriam da formação política e da sua consciência de classe contra a classe trabalhadora. Há, ainda, os céticos, os resignados, os religiosos, os apressados, os imobilistas, os pessimistas, todo um conjunto de massa indefinida que, somente com a conjugação apropriada das condições subjetivas com eventos desencadeadores pela luta de classes fará com que tendam cada vez mais aos lados do capital e do trabalho.

Ainda sobre a importante obra de Mauro Iasi, pretendemos, futuramente, trabalhar ainda os conceitos de ideologia, consciência de classe e o debate sobre a questão da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário