quarta-feira, 14 de março de 2012

Estudos Direito e Política #1

Estudos Direito e Política# 1 – MASCARO, Alysson Leandro. “Os Direitos Humanos e a Dignidade Humana”.




Fonte: http://revolucoes.org.br/v1/sites/default/files/direitos_humanos_e_dignidade_humana.pdf

Seguem alguns destaques do artigo do Profº Alysson Leandro Mascaro (Faculdade de Direito da USP).

- “Não há dignidade humana sem a afirmação dos Direitos Humanos, mas somente com Direitos Humanos não se alcança a dignidade humana”.

- Existe uma relação dialética entre direitos humanos e dignidade humana. (Neste sentido, poderíamos dizer que os direitos humanos determinam a dignidade humana ao mesmo tempo em que a dignidade humana determina os direitos humanos? Acho que pensar desta forma acaba excluindo de vista a necessidade de uma transformação total da sociedade. Em outras palavras, revolucionar o modo de produção. Não ficou claro para mim o significado da “relação dialética entre direitos humanos e defesa da dignidade humana”.).

- O direito estatal é fruto da nova dinâmica de exploração do trabalho viabilizada pelo capitalismo.

- Se nas relações pré-capitalistas, havia a hegemonia das relações de mando(rígidas hierarquias sociais),a partir do capitalismo, há uma certa margem de igualdade formal: todos são sujeitos de direito na medida em que todos são portadores de uma força de trabalho a ser vendida no mercado).

- “O capitalismo é uma forma de exploração indireta, cujo poder de dominação e exploração se verifica tanto no capital do burguês quanto no Estado. Os direitos humanos são a lógica menos torpe de tal exploração”.

- O autor coloca claramente que os direitos humanos se inserem dentro dos
limites máximos do capitalismo. A verdadeira afirmação da liberdade e da igualdade se dará pela superação do capitalismo.

- “Fomos bárbaros; hoje somos formalmente civilizados; amanhã, num mundo fraterno e socialista, seremos plenamente humanidade.”.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Estudos Economia Política #3

PINASSI, Maria Orlanda. “A ideologia da crise e o surto incontrolável da irrazão”. – Profª de Sociologia da UNESP – ARARAQUARA




Seguem alguns destaques do artigo de Maria Orlanda Pinasse e algumas reflexões pessoais

1- A burguesia vive uma crise ideológica desde a sua conformação como classe dominante, uma vez que ela é incapaz, por si só, de garantir de forma substantiva a liberdade e a igualdade – estas só existem formalmente ou estão apenas no plano teórico.

2- O ápice do desenvolvimento civilizatório do regime burguês data dos anos 1960: desde então, o capitalismo passa, segunda a teoria da qual a profª reivindica, por uma crise insolúvel: o capitalismo é “irreformável”.

3- Alguns desdobramentos práticos da crise civilizatória do capitalismo: desemprego, retirada de direitos trabalhistas. Dados da FAO (ONU): No Brasil, segunda a FAO, existem 14 milhões de famintos. (Precisa ver a data desta pesquisa!).

4- A tragédia ideológica dos apologistas do capital implica na disseminação da noção do “fim” da história, “fim” do trabalho, “fim” da luta de classes, etc. Ademais, a autora cita o discurso da “naturalização” da competição e de outras práticas associadas à sociedade capitalista, fazendo-nos crer, por exemplo, que a competitividade seria algo inato ao ser humano. (Aspecto negativo da ideologia dominante – mascarar as relações sociais históricas como relação essenciais ao ser humano)

5- Lukács defende a tese do irracionalismo generalizado como modelo a ser seguido. O irracionalismo é fruto de uma apropriação histórica da filosofia idealista alemã e pode ser verificado em termos práticos na política dos eua no pós-guerra. O imperialismo norte-americano do Pós-guerra, segundo Lukács, rejeita menos a imoralidade das mortes e assassinatos promovidos pelo nazi-fascismo e mais a forma como se conformou o imperialismo alemão naquele contexto histórico.

6- Existia nos anos 1920 nos EUA um alinhamento político entre a Ku Klux Klan e círculos de extrema direita nos EUA. Já nesse sentido, passa a ser um engodo a tese de que houvesse uma oposição entre a “democracia” norte-americana e a experiência nazi-fascista. “Portanto, para Losurdo, os termos liberdade e democracia, há muito tempo, carregam a insígnia da segregação sócio -racial e da dominação por meios explicitamente violentos, motivos pelos quais perderam, nos limites da perspectiva do capital, as prerrogativas de sua razão histórica”.

7- A autora traça um paralelo entre as práticas de extermínio dos Judeus na II Guerra (Progroms), e os extermínios do estado de israel, as “guerras cirúrgicas de combate ao narco-tráfico”, ou o extermínio de negros e pobres nas periferias do Brasil.

8- Há uma nota de rodapé em que a autora lembra que o aumento do efetivo policial nas periferias coincide com o aumento de ongs que realizam “serviço social” nas comunidades.

9- Dados do Brasil de mortes relacionadas à repressão policial: 1996 – 19 trabalhadores sem-terra mortos Eldorado dos Carajás (Pará); 111 assassinados no Carandiru em 1992; 446 mortos em ações policiais em represália aos ataques do PCC (que vitimaram por sua vez 47 pessoas).

10- Pogrom – massacres com o consentimento e apoio da população. Se consideramos todas as mortes legitimadas pelo discurso dominante (exterminar os terroristas; exterminar o tráfico de drogas; exterminar os “bárbaros” do MST), é fácil perceber como os pogroms do nazi-fascismo estão presente no âmbito do capitalismo e das democracias liberais.

11- Há o predomínio, inclusive no meio acadêmico, da “ilusão jurídica”, que atribui ao melhoramento do estado a possibilidade de restaurar a ordem.

12- O embate entre fascismo e democracia liberal tem como pano de fundo diferentes concepções políticas para se lidar com as crises cíclicas do capitalismo. As saídas keynesianas mostraram-se as mais eficazes.

13- Do ponto de vista da resistência do mundo e suas respectivas organizações políticas, a autora chama atenção para os movimentos sociais, organizações que estão propondo novas formas de se organizar – piqueteros na argentina, zapatistas no méximo, sem terras e sem tetos no Brasil.

Sínteses: É necessário demonstrar como a conformação histórica das instituições políticas, sob o capitalismo, não podem ser "naturalizadas". Por serem justamente o resultado de determinado processo histórico, as noções de igualdade e liberdade e as instituições parlamentares e do judiciário são muitas vezes apresentadas como a “única forma possível de se organizar a sociedade”, desconsiderando modos alternativos de se organizar a economia e a política.

Esta "naturalização" tem a ver com o próprio impasse ou “crise ideológica” da burguesia que, desde quando se conformou como classe dominante, não é mais capaz de levar até as últimas consequências as palavras-de-ordem correspondentes ao período em que a Burguesia fora uma classe revolucionária. Há um debate interessante proposto pela professora no sentido de entender o nazi-fascismo não como a manifestação isolada de um regime político particular de meados do séc. XX, mas como uma resposta dada em determinada conjuntura às crises cíclicas do capital: nesse sentido, o nazi-fascismo é também uma faceta do capitalismo, ou, mais precisamente, do capitalismo em tempos de crise. Entretanto, a alternativa keynesiana, associada ao modelo liberal-democrático, mostrou-se mais eficiente para lidar com as crises. Isso não significa que o nazi-fascismo ainda não seja uma forma possível que as distintas frações da burguesia possam optar como meio de sanar ou atenuar as contradições do capitalismo.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Estudos Economia política #2

“Capitalismo em Crise: a natureza e dinâmica da crise econômica mundial” Ed. Sunderman 2009.

Artigo de Ricardo Antunes – “A substância da crise e a erosão do trabalho”.




O artigo de Ricardo Antunes (professor da UNICAMP) aborda alguns apontamentos do pensador Istvan Mezáros, destacando como este autor aborda de forma original as origens, as consequências e o contexto histórico da crise do capitalismo – qualificada pelos economistas ligados ao status quo como uma “crise financeira”.

Seguem alguns destaques do texo:

- A Interpretação hegemônica da crise aponta-a como resultado de uma falha de confiança. O que há, na verdade, é uma “fenomenologia da crise” que oculta a intenção de manutenção do capitalismo, desta vez por meio do velho esquema keynesiano – em termos práticos, o estado paga pela crise criada pelos capitalistas.

- Mézaros é um dos autores da linha crítica que interpreta a crise como parte inerente do capitalismo. Na verdade o marxista húngaro já localiza a crise do capitalismo a partir das convulsões do maio de 1968, a crise do petróleo e a reestruturação produtiva do capitalismo a partir dos anos 1970.

- Numa nota de rodapé importante, Antunes lembra a diferenciação que Mézaros propõe entre capital e capitalismo. O capitalismo é uma das formas possíveis de realização do capital, mas o capital (uma relação social, a partir de Marx) existe antes do capitalismo (capital mercantil no contexto da baixa idade média/ início da modernidade), tendo havido mesmo sociedades “pós-capitalistas que não romperam com a lógica do capital”, como a URSS.

- Existe em Mézaros a noção de que a política acaba sendo colonizada pela economia. Existe uma crise estrutural e sistêmica do capitalismo, desde as últimas décadas do séc. XX, de maneira que os meios para “solucionar” a crise, apenas arrastam o problema para frente.

- A china é um caso ótimo para a análise, desde que parece ser igualmente um exemplo de país onde a proposta de diferenciação entre capital e capitalismo em Mézaros parece ser mais acentuada. O “sistema metabólico do Capital” em Mézaros abrange o tripé capital, trabalho assalariado e estado.

- O livro a Crise Estrutural do Capital – um grande compendio de textos em que o autor húngaro faz faz uma crítica radical às engrenagens do “sistema metabólico do Capital”.

- Características do sistema metabólico do Capital”: expansionista, destrutivo e incontrolável.

- Existe uma “tendência decrescente do valor de uso das mercadorias”. Pelo o que entendi deste conceito (ou seja, posso estar equivocado), com o desenvolvimento das forças produtivas (incluindo tecnologia ou incremento tecnológico dos meios de produção) , há a tendência de desvalorização da mercadoria (redução do tempo –trabalho para a criação da mercadoria). Por outro lado, as mercadorias tem um ciclo que envolve a produção e o consumo: com o aumento da produção, as mercadorias devem ter uma menor duração ou tempo útil de utilidade, para fazer com que o consumo também seja alinhado ao aumento da produção. Em termos práticos: ao fabricar um celular, o fabricante já o desenvolve diminuído a vida útil da mercadoria, dentro da perspectiva de fazer com que o ciclos de consumo/produção se equalizem. Mesmo intuitivamente, dá para perceber como existe um equilíbrio bastante frágil nesta relação entre consumo e produção, o que aparenta ter a ver com a “tendência decrescente do valor de uso das mercadorias”.

- Consequencias destrutivas da “tendência decrescente do valor de uso das mercadorias”: precarização do trabalho e destruição da natureza.

- “ O que será da humanidade quando menos de 5% da população mundial (EUA) consomem 25% do total de recursos energéticos disponíveis? E se os 95% restantes viessem a adotar o mesmo padrão de consumo? A tragédia chinesa atual, com sua destruição ambiental, é emblemática”.

- Outro problema central decorrente da crise estrutural do capitalismo é o problema do desemprego. O autor chama atenção para os conflitos sociais decorrentes do desemprego.

- Ocorre em países como Argentina, EUA, Inglaterra e Espanha um duplo movimento que envolve a redução dos direitos trabalhistas e aumento do desemprego, concomitantemente.

- Mézaros coloca claramente que não há uma crise financeira solúvel, mas uma crise estrutural e mesmo civilizatória, o que faz a gente pensar que o seu entendimento do atual momento histórico seja o de um período de transição. De proporções históricas. Analisar isto depois.

- É interessante notar que segundo Antunes, alguns prognósticos de Mézaros acerca da crise já datam de 1982, ou seja, numa época onde havia todo um otimismo sobre o capitalismo, corroborando, no início dos 1990, para a tese do Fim da História (o capitalismo seria o “estágio final da humanidade com o fim do socialismo).

-É necessário criar um novo modo de produção, segundo Mézaros. O capital, afinal, “criou um sistema voltado para a sua autovalorização, que independe das reais necessidades autorreprodutivas da humanidade”.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Estudos Economia Política

TEXTO#1 – HENRIQUE CANARY – Jornal Opinião Socialista – Data ?




O artigo de Henrique Canary tem como foco apresentar de forma didática como as crises financeiras são o resultado da própria lógica interna do capitalismo. Em outras palavras, as crises "financeiras" (reportadas particularmente pelos meios de comunicação, como uma espécie de “catástrofe natural”, equivalendo a "raios" e "furacões") são, na verdade, parte da própria irracionalidade do sistema capitalista.

Alguns destaques da leitura do artigo:

- PIB é o meio de medição de riqueza segundo os critérios da burguesia. O PIB mede não a quantidade de dinheiro em circulação mas a quantidade de bens e serviços produzidos: nesse sentido, é “revelador” que a burguesia utilize desta informação.

- Necessário desmistificar a ideia de que a tecnologia substitua o trabalho: “o robô produz a máquina, mas quem produz o robô é o trabalho humano”. O trabalho humano é o ponto de partida para a criação do valor.

- O que tem maior valor, uma Ferrari ou um fusca? Intuitivamente dizemos que é a Ferrari, por causa do custo/preço da mercadoria. Mas a Ferrari tem mais valor por contar com maior quantidade de trabalho humano para ser produzida. O tempo aqui é o critério para aferir qual mercadoria tem “dentro de si” maior quantidade de trabalho.

- Com o desenvolvimento da tecnologia (ex. uma máquina que produz celulares de forma mais rápida), os trabalhadores que tem jornada de 8 horas por dia passam a produzir mais celulares. Mas não há um aumento correspondente na taxa de lucros do Patrão-Burguês. (Afinal, com a máquina, valor-trabalho do celular diminui desde que os operários fazem mais celulares em menor parcela de tempo. Lembrando que o tempo é o critério que aufere a quantidade de trabalho necessário para produzir a mercadoria).

- A super-produção, nesse sentido, passa a ser uma tendência inata do capitalismo. Os marxistas explicam as crises econômicas justamente por meio desta percepção. Com o excesso de produção, os capitalistas passam a investir menos, além de reduzir custos (por meio de demissões ou aumento do ritmo de trabalho) gerando descontentamento social.

- Outro ponto a ser destacado para se entender as crises é o deslocamento de investimentos do capital, da produção para o setor financeiro.

- Bolhas especulativas – meio apenas de postergar a crise e não de se prevenir das mesma de forma eficiente.

- Mecanismos a partir dos quais os capitalistas visam “remediar” os efeitos das crises econômicas

1- Fechamento das plantas menos lucrativas
2- Diminuição dos custos de produção, incluindo diminuição de salários e benefícios, eventualmente com a conivência de “direções sindicais traidores”.
3- Invasões e Guerras – como meio de redinamizar a economia. Faltou aprofundar mais este tema no artigo.
4- Grandes falências – eventualmente orquestradas? Não ficou claro.

- Estes mecanismos são chamados de “queima de capital”, lembrando-se que o capitalismo opera sob a lógica da destruição-reconstrução – ranço irracionalista do capitalismo. Esta lógica implica na ideia das “crises cíclicas do capital”. “Um sistema que se afoga em riqueza enquanto muitos estão na miséria” – esta frase ilustra bem o aspecto irracionalista das crises. O autor coloca o socialismo como a alternativa para esta irracionalidade. Desde que o texto aparenta ser.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

"A Revolução de Outubro" - Leon Trotsky

Resenha #40 A Revolução de Outubro – Ed. Iskra e Ed. Boitempo



Leon Trotsky foi, junto com Lênin, dirigente político da Revolução Russa de 1917. Foi da direção do Soviet de Petrogrado e chefe do exército vermelho durante a guerra civil. Chefiou a comissão que negociaria a paz com a Alemanha em separado, conclamando, concomitantemente à sublevação do proletariado dos países da Europa Ocidental, particularmente os envolvidos na Guerra que expressava a disputa imperialista. Após a morte de Lênin e com a ascensão de Stálin e Zinoviev, é derrotado politicamente, perseguido e exilado no Caucásio. Conseguiu exílio do governo Mexicano – lembrado em memória de seu neto como um governo que verdadeiramente acolheu o revolucionário. Foi morto por agente de Stálin, já após uma tentativa não exitosa de assassinato.

A publicação das editoras Iskra e Boitempo referem-se ao livro, já lançado no Brasil pela Global Editora, chamado “Como fizemos a Revolução”. Trata-se de um relato dinâmico e bastante objetivo dos principais eventos políticos e suas implicações na composição das forças sociais durante o ano de 1917 na Rússia.

Trotsky lança uma leitura panorâmica dos eventos, relaciona os posicionamentos políticos dos partidos políticos (bolcheviques, socialistas revolucionários de esquerda, socialistas revolucionários de direita, cadetes) com suas respectivas composições de classe e orientações das classes sociais frente à crise e o desenvolvimento da revolução. Assim, os eventos de fevereiro (queda do Czar – fase “democrática” da revolução) a outubro (tomada do poder pelos bolcheviques – fase “socialista” da revolução) são narrados de forma a indicar a forma como – nos momentos revolucionários – a dinâmica dos acontecimentos faz com que cada fato (greves, tomada dos órgãos de poder, moral das tropas do exército, a posição vacilante da pequena burguesia/burocratas/funcionários públicos, eleições nos soviets, etc.) ganha repercussões maiores do que em tempos de paz – é como se na revolução houvesse uma aceleração da história.

“Como fizemos a Revolução” é uma obra acessível e ao mesmo tempo muito valiosa quanto às análises. Numa conjuntura de crise de civilização, “Como Fizemos a Revolução” desperta-nos para a incômoda noção de que a humanidade não caminha inexoravelmente ao socialismo, sendo fundamental a organização política e a capacidade do movimento dos trabalhadores colocarem-se como força hegemônica rumo à transformação socialista.


Citação Final

"Notava-se porém que os representantes da democracia ainda que orgulhosos dos seus ímpetos revolucionários, desconfiavam das aptidões e do valor das massas que os haviam escolhido. Titulando-se socialistas e acreditamdo-se como tais na realidade conservavam a sua atitude respeitadora ante a autoridade política dos liberais burgueses cuja sabedoria e método acatavam. Por isso tentaram obter, a toda a força, o concurso dos liberais para formar com eles uma aliança ou coligação".

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Trotsky Hoje (Org. Ovaldo Coggiola) - Ed. Ensaio

Resenha Livro #39 Trotsky Hoje (Org. Osvaldo Coggiola). Ed. Ensaio



Após 61 anos de sua morte, Leon Trotsky ainda hoje é fonte de controvérsia, mesmo dentro da esquerda revolucionária. Dirigente do partido Bolchevique, líder do exército vermelho, participou ativamente das revoluções de fevereiro e outubro de 1917. Após a morte de Lênin, deparou-se com embates, não só frente à contra-revolução e os assédios do imperialismo diante da primeira experiência exitosa de uma revolução socialista no mundo. Deparou-se igualmente com graves embates com setores políticos dentro do movimento revolucionário. Viveu e morreu denunciando o processo de burocratização do poder político em URSS, que levaria à degeneração do projeto socialista em detrimento de um modelo político caracterizado por alguns como “estado operário degenerado” e por outros como “capitalismo de estado”.

O fato é que não é possível fazer uma crítica séria da experiência socialista no século XX desconsiderando Trotsky, seja no sentido de endossar suas teses, seja no sentido de negá-lo em bloco.

Como teórico, elaborou a idéia da “teoria da revolução permanente”, em contraponto à proposta stalinista da construção do socialismo em um país só. (A teoria da revolução em Trosky é “permanente” do ponto de vista vertical e horizontal: a revolução em Rússia passaria por “transcrescimento”, superando as tarefas democráticas das revoluções burguesas apontando para o socialismo (sentido vertical); a revolução em Rússia (e aqui Trotsky em nada se diferencia de Lênin) só seria vitoriosa com a repercussão e generalização de revoluções pelo mundo – o sentido "internacionalista" da revolução remete ao seu caráter também horizontal).

“Trotsky hoje” é uma coletânea de ensaios, feitos por ocasião do “Simpósio Internacional ‘Trotsky: passado e presendo do Socialismo”, evento realizado pelo departamento de História da USP em 1990. Destacam-se do texto, aliás, algumas projeções de debates dentro da esquerda então em voga naquele momento: o problema do desmoronamento da URSS, do fim do "socialismo real" e da crise do movimento socialista – crise que repercute e assombra a esquerda ainda nos dias de hoje.

Assim, os conferencistas abordam em particular as denúncias de Trotsky ao papel contra-revolucionário que o stalinismo jogou, particularmente no sentido de conter processos revolucionários no leste europeu e em China, articulando as críticas de Trostky aos problemas de então.

Outro ponto polêmico, abordado por alguns ensaístas e ainda hoje em aberto, refere-se ao significado histórico da derrocada do socialismo real – a “restauração capitalista” para alguns, sinalizaria um retrocesso, desde que, mesmo se admitindo os desvios do projeto socialista na URSS, tratar-se-ia ainda de uma experiência pós-capitalista. Salta a vista aqui a importância da análise/interpretação histórica do movimento socialista internacional já que cada perspectiva terá desdobramentos práticos bastante concretos, particularmente num momento de turbulência e confusão dentro da esquerda, como deve ter sido os anos de 1990.

Dentre os articulistas, destacamos o trabalho de Isabel Maria Loureiro, estudiosa de Rosa Luxemburgo e que busca encontrar pontos comuns entre o pensamento da revolucionária alemã e Trotsky. Para o revolucionário russo, os Sovietes correspondem à “organização-tipo” da revolução, enquanto Rosa igualmente destaca o caráter central da auto-organização espontânea das massas, apontando para uma relação entre socialismo e democracia. Outros artigos igualmente importantes foram escritos por intelectuais diferentes entre si como Jacob Gorender ( ex-PCB, aborda o caráter da revolução/golpe de estado na Rússia de 1917), Florestan Fernandes, Michel Löwy (que escreve um interessante ensaio sobre o aspecto da “fé” na revolução) e Esteban Volkov Trotsky (neto de Trotsky e autor de um informativo relato pessoal da vida familiar e íntima de seu avô, das relações entre seu grupo e o governo do México, da tentativa de assassinato e do dia em que o dirigente foi morto por agente de Stálin).

Citação Final


“Trotsky não pode ser compreendido como historiador ascético. Se muitas de suas análises e previsões se mostraram acertadas também para as gerações que puderam ver o desenrolar sucessivo dos acontecimentos, outras não o foram. Mas nenhum sentido teria um balanço de acertos e erros. Trotsky deve ser visto como era e quis ser até que a picareta de Ramón Mercader parou aquele cérebro destacado. Como procuramos destacar, deve ser compreendido como dirigente político revolucionário. Como homem de aão, que queria organizar e educar militantes para agir”.
(Tullo Vigevani – Trotsky: sua análise da segunda guerra mundial).

Não poderia ser melhor dito. Para além da lógica do "fla-flu", Trotsky deve ser visto a partir da sua contribuição teórica e prática confrontada com os movimentos (avanços e retrocessos) do socialismo no mundo – tema pelo qual dedicou sua vida. Isto significa agregar ideias ainda hoje atuais (como a teoria da revolução permanente), não desconsiderando o fato de Trotsky, como um homem de um determinado momento histórico, também estar eivado de contradições. Como todos nós.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

"O Evangelho Segundo São Matheus" - Pier Paolo Pasolini

Resenha Filme #3 “O Evangelho Segundo São Matheus”. Pier Paolo Pasolini





Certamente, o espectador do Evangelho Segundo São Matheus (1964) tem grandes chances de se surpreender, positivamente ou negativamente. Afinal, não se trata de um filme de religião tradicional: o relato da vida de Cristo conforme os textos originais da bíblia poderia simplesmente significar mais uma obra que vai no sentido de exaltar Jesus, reverenciar o cristianismo, fazer proselitismo religioso, etc. O curioso é que, mesmo se valendo exclusivamente de citações do evangelho, o filme interessa menos por suas eventuais implicações religiosas e mais por suas possibilidades políticas, além de sua rara beleza plástica.

Um filme diferenciado acerca da religião não poderia deixar de ser o fruto de um cineasta que em nada parece ter afinidade com o tema que filma. Pasolini (1922-1975) foi homossexual assumido em vida, além de filiado ao Partido Comunista Italiano. Além de diretor de cinema, foi poeta, novelista e professor de literatura. Sua morte trágica em 1975, decorrente de assassinato por meio de atropelamento de carro doloso, até hoje é cercada de mistérios. Foi, finalmente, autor de outras películas importantes: Accatone! (1961, que aborda aspectos da vida do povo italiano, por meio de um herói oportunista que remete ao malandro brasileiro); Teorema (1968, baseado em novela do autor); adaptações no cinema de Medeia (1969) e Decameron (1971); entre outros.

O realismo poético

O Evangelho é todo estruturado de forma a fazer com que nenhuma fala dos personagens escape das passagens textuais da Bíblia. A combinação entre imagens em movimento e os enunciados/aforismos/revelações da Bíblia assumem, no filme, um tom poético: é como se as falas de cristo fossem metáforas que vão se combinando com a história narrada em imagens. Os textos originais nem sempre são ou podem ser percebidos como poesia. Mas a combinação entre as palavras e imagens com forte conteúdo semântico dão expressividade ao ponto de revelar as intencionalidades do diretor.

Assim, Jesus, ao contemplar a ostentação e riqueza desproporcional (fortemente ressaltadas por meio de destaques da câmera nas roupas e na postura de sacerdotes e da aristocracia como se o olhar do espectador fosse o olhar de Jesus) faz menção à ideia de ser mais fácil um camelo passar pela cabeça de uma agulha do que um rico atravessar o reino do céu. A combinação do texto oficial com toda a intencionalidade política das imagens (particularmente a crítica à Igreja, à ostentação das classes abastadas, do ceticismo dos ricos, etc.) tem como resultado um filme de rara beleza estética, que consegue conciliar o realismo do texto com imagens que dão expressividade e sentidos mais amplos a tudo que é falado. Tratar-se-ia, aqui, de uma espécie de realismo poético, ou seja, da possibilidade de tratar de temas religiosos de maneira a convertê-los em obra de arte, em fonte de beleza.

O realismo e a Política

Consta que a escolha dos atores do “Evangelho” foi feita sem participação de qualquer ator profissional. Assim, a personagem principal, um cristo sóbrio, de expressão não sem alguma melancolia, foi interpretada pelo caminhoneiro espanhol Enrique Irazoqui. Muito provavelmente, a escolha dos atores decorre especialmente de suas aparências físicas, da possibilidade de se expressarem visualmente conforme as intenções do diretor. Percebe-se que o filme tira proveito do silêncio, de maneira que as imagens aparecem, certas vezes, como uma sucessão de quadros ou mesmo de fotografias. Mais do que atores, em o “Evangelho” percebemos modelos que, sob a direção de Pasolini, aparecem no filme tal qual pessoas comuns de um documentário. Algumas passagens do filme em que a mãe de Jesus (interpretada pela mãe de Pasolini) assiste às cenas de crucificação têm tamanha carga de expressividade que substituem por completo as palavras.

O realismo de Pasolini diz igualmente respeito à fotografia em preto e branco, aos destaques às expressões faciais sem embelezamentos (mais uma vez, a escolha de não atores para os papeis também reforça o realismo) e a exposição de cenas chocantes e fiéis à violência que perpassa a trajetória de cristo.

Uma implicação importante do realismo em o Evangelho é a percepção de que os fatos narrados transcendem em muito a religião. Ao confrontar os magistrados de então acerca da morte de João Batista, Jesus aparece no filme como uma referência de setores populares que o acompanham, despertando já então os receios da classe dominante. As cenas igualmente realistas e chocantes de soldados assassinando os bebês retirados à força de suas mães igualmente vai além de discussões de tipo teológico, expressando desde já a velha violência oficial.

O fato é que o Evangelho, por ter sido filmado por alguém como Pasolini, é igualmente uma obra política que destaca – sem subterfúgios e por meio de uma linguagem realista e poética – aspectos dos conflitos de classe que perpassam o evangelho. Assim, mais do que implicações práticas dos enunciados religiosos, interessa notar a forma como os enunciados são igualmente o resultado de conflitos sociais entre pobres e ricos, classe dominante e classa dominada.